filho ajuda nas atividades de casa

Os afazeres doméstico, seu filho (a) pode contribuir, começando por guardar os brinquedos. Esse momento é importante para que passem a valorizar e ver que os afazeres domésticos são difíceis. Neste artigo você encontra dicas e quais atividades por idade os filhos podem ajudar.

Conforme nossos filhos vão crescendo, vamos ensinando a se virarem sozinhos, para garantir a sua sobrevivência: autonomia.

Vocês sabiam que a partir dos 2 anos eles já podem realizar alguns afazeres domésticos , como exemplo guardar os brinquedos?! Mesmo com pouca idade eles já possuem coordenação motora para desempenha-las.
Porém, todo esse processo é preciso ser feito no tempo certo e a inserção das atividades adequadas para cada idade, e com a supervisão do responsável. É muito importante que seja um momento de diversão para ambas as partes.

Como anda a divisão de tarefas?

Aqui todos contribuem para um bom andamento da casa. Luiz Miguel por exemplo tem seus afazeres domésticos diários como:
  • Arruma a cama dele;
  • Por e retirar a mesa após as refeições;
  • Colocar roupas sujas no cesto;
  • A louça que ele utiliza, ele quem lava;
  • O quarto é ele quem organiza. Muitas vezes varre e passa pano. Mas sempre tem aquele dia que dou a geral.

Leia também:

Como criar uma criança responsável para se tornar um adulto responsável

Como elogiar uma criança

Abaixo algumas tarefas que eles podem colocar em prática:

seu filho pode ajudar
Lembrando que essas atividades são de auxílio, para que possa desperta na criança o sentimento de autoconfiança e o senso de colaboração, contribuindo para o desenvolvimento de noções de responsabilidade.
Sei que na teoria é fácil, mas precisamos de paciência para que tudo flua bem na prática.
Abraços, Mayara Figueredo!
Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

9 Comentários

  1. Pingback: Como criar uma criança responsável para se tornar um adulto responsável

  2. É muito importante ensinar a dividir as tarefas desde cedo. É muito bom para a criança ser envolvida e se sentir participativa e capaz.
    Gostei muito das dicas para as divisões das tarefas por idade.
    Beijos
    Chris

  3. É isso mesmo!! Temos que dar oportunidade para eles irem se desenvolvendo. Por aqui o filhote também coloca a roupa suja no cesto, arruma seu quarto e prepara seu leite.

  4. Má aqui o Gui ajuda em casa tbm, tem dias que ele mesmo pega a vassoura e vai varrer a lavanderia, colocar comida da cachorra é função dele, entre outras coisas que ao longo do dia sempre vai me ajudando, é muito importante darmos a eles essas pequenas funções e obrigações.

    Bjs Mi Gobbato

  5. Ótimo post. Aqui a pequena de 3 anos já ajuda. Coloca a roupa suja no cesto, tira o prato da mesa, tira pó dos móveis.
    Assim também será com a mais nova.

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!