fbpx

5 Dicas de passeio em Petrópolis

amor e maternidade

Dicas de passeio para Julho? Que tal levar as crianças para conhecerem lugares culturais.

Este ano as férias do papai antecipou foi em Junho, não coincidiu com as crianças, então resolvemos ficar em casa e curtir tudo por perto mesmo.

Fomos até Petrópolis passar o dia e conhecemos lugares lindos. Uma aula de História incrível para as crianças, que contou com a ajuda do papai,  ficou melhor ainda, porque ele ama e nos deixou por dentro de tudo com belas explicações.

Conhecendo Petrópolis

Petrópolis – “Cidade Imperial”, nasceu do sonho do Imperador D. Pedro I que descobriu os valores climáticos e belezas naturais da região serrana. Aqui D. Pedro II construiu seu Palácio, vivendo os melhores momentos de sua vida.
Emoldurada pela Mata Atlântica e envolvida pela arte, música, dança, cultura e tradição, em parte herança dos colonos germânicos e imigrantes portugueses, italianos e franceses, dentre outros, conquista patamares de desenvolvimento nos setores do turismo, da pesquisa e da alta tecnologia.
Petrópolis, cidade elegante onde o passado e o presente seguem entrelaçados, oferece cores, sabores, surpresas e satisfação. Na gastronomia, conceituadas confeitarias, bares e restaurantes; o charme das pousadas e hotéis; a diversidade nos pólos de compras e muito mais para ser descoberto, num convite às experiências memoráveis.
Vamos as dicas de passeio!

Começando o Passeio

Começamos nossas dicas de passeio na Rua Tereza, a famosa rua do comércio barato. Confesso que fiquei surpresa, havia algum tempo que não visita a cidade. Tem coisas baratas sim, porém muita coisa não tão diferente aqui da cidade. Ah para homens não vi muita opção de loja.

Museu Imperial

Próxima parada das nossas dicas de passeio foi no Museu Imperial, que lugar incrível! O museu possui o principal acervo do país relativo ao império brasileiro, em especial o chamado Segundo Reinado, período governado por d. Pedro II. São cerca de 300 mil itens museológicos, arquivísticos e bibliográficos à disposição de pesquisadores e demais interessados em conhecer um pouco mais sobre o tema, além de constantes eventos, exposições e projetos educativos preparados pela nossa equipe. No interior do museu não é permitido entrar com nada, até mesmo celular, pois não é permitido  fotografar, então deixamos tudo em um guarda volume. Aproveitamos apenas o lindo jardim em sua volta para fazer um registro!

museu imperial
Museu Imperial – Pavilhão das Viaturas
museu imperial
Museu Imperial – Pavilhão das Viaturas
musei imperial
Museu Imperial – Pavilhão das Viaturas
museu imperial
Museu Imperial – Pavilhão das Viaturas

 

museu imperial
Museu Imperial – Pavilhão das Viaturas

Bom, com tanta informação as crianças já estavam com fome, então fizemos uma pausa e logo fomos para as próximas dicas de passeio.

Museu Casa de Santos Dumont

centro cultural 14 bis
Museu Casa de Santos Dumont

Foi residência de verão de Alberto Santos Dumont, Pai da Aviação, sendo conhecida como “A Encantada”. O museu conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário que pertenceram ao inventor, como o chuveiro e a escada de entrada, com degraus que só se pode acessar começando com o pé direito.

centro cultural 14 bis
Museu Casa de Santos Dumont – Chuveiro
casa de cultura 14 bis
Museu Casa de Santos Dumont – Escada

 

No Centro Cultural 14 Bis, anexo à Casa, pode-se assistir a um curta metragem sobre Santos Dumont. O espaço tem acessibilidade e maquetes táteis para atender às necessidades das pessoas com deficiências e/ou com restrição de mobilidade.

centro cultural 14 bis
Museu Casa de Santos Dumont
casa de cultura 14 bis
Museu Casa de Santos Dumont

Leia também:

Como ensinar os filhos a gerenciarem seu dinheiro

Precisando de um consultor em SEO 

Museu de Cera

E o lugar mais esperado pelas crianças foi o Museu de Cera! Gente é incrível como os personagens parecem reais.

museu de cera
Museu de Cera

O Museu de Cera é o primeiro no Brasil com padrões artísticos internacionais de hiper-realismo, no qual personalidades nacionais e internacionais são retratadas com perfeição. As esculturas exibidas são produzidas por estúdios americanos e ingleses. Elas retratam com perfeição a textura da pele, os fios de cabelo e até mesmo os olhos dos personagens. Todas foram produzidas em tamanho real.

5 Dicas de passeio em Petrópolis
Museu de Cera
museu de cera
Museu de Cera
museu de cera
Museu de Cera

O casarão do museu foi construído no início do século XX em estilo espanhol. O imóvel, tombado pelo IPHAN, respeita todas as suas características históricas. O museu está localizado no Centro Histórico de Petrópolis, próximo aos principais pontos turísticos da cidade.

Catedral

Por último fomos até a Catedral, paróquia de São Pedro de Alcântara. Construção em estilo neogótico francês. No seu interior destaca-se o Mausoléu onde estão os restos mortais da Família Imperial (dom Pedro II, dona Teresa Cristina, Princesa Isabel e Conde D’Eu) e também podem ser vistas esculturas de Jean Magrou, Bertozzi, vitrais e pinturas de Carlos Oswald. O altar gótico contém relíquias de São Magno, Santa Aurélia e Santa Tecla, trazidas de Roma pelo Cardeal D. Sebastião Leme. As portas principais pesam 2.400 kg cada.

Catedral Petrópolis
Catedral Petrópolis ao fundo
5 Dicas de passeio em Petrópolis
Catedral Petrópolis

dicas de passeio

Querendo fazer um passeio em Gramado com criança? Confira essas dicas  O que fazer em Gramado com criança pequena

*Mais informações sobre a cidade de Petrópolis, clique aqui.*

Abraços, Mayara Figueredo!

Mayara Figueredo

Sou Mayara Figueredo, mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindas (os)!

Postagens Relacionadas

9 Comments

  1. Ynara Fiori

    Eu sempre tive vontade de conhecer o museu de Cera, obrigada pelas dicas.

    1. Mayara Figueredo

      Bom dia Ynara, seja bem vinda tudo bem! Lá é lindo tenho certeza que vai gostar! Bjus!

  2. liii nobre

    muito bom, que top, parabens

    1. Mayara Figueredo

      Olá obrigada!

  3. Uau, nunca fui, mas adorei! Principalmente o MUseu de Cera, não sabia que tinha um com essa qualidade aqui no Brasil!

    1. By Mayara Figueredo

      Pois é Victor, é lindo!

  4. Que lugares lindos!
    Fiquei com vontade de conhecer!

    1. By Mayara Figueredo

      Oi Jaqueline! Aproveite e vá, olha que não coloquei todas as fotos, é incrível! bjus

  5. Leandro Figueredo

    Super recomendo!!!
    Parabéns amor pelo lindo post.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *