fbpx

Dicas para interpretar o choro do bebê

interpretar o choro do bebê

O choro do bebê é a maior causa de desespero aos pais, por não saber o que acontece com o seu filho ou o que ele quer. Porém, é importante esclarecer que o choro é o único meio de comunicação do bebê , além dos sons que ele emite.

De acordo com os diferentes estudos  realizados sobre o choro dos bebês, se estabelece que todos os bebês emitem os mesmos sons para transmitir as mesmas necessidades. Eles têm sua própria língua que foi interpretada e traduzida.

Todos os bebês compartilham o mesmo idioma

Tudo começou por causa da curiosidade de uma mãe em saber se os bebês tinham um código de choro. Essa dúvida levou-o a fazer uma investigação exaustiva com a qual ele chegou à identificação de cinco sons concretos:

1. Ne – tenho fome
2. Owh – Estou com sono
3. Hey – eu preciso arrotar
4.  Eairh – Dê-me uma massagem na barriga porque eu gases
5.  Heh– Eu estou desconfortável, talvez eu tenha calor ou têm uma fralda suja

interpretar o choro do bebê

Leia também:

Salto de Desenvolvimento: Entenda o que é

A importância biológica de um sono de qualidade

Entenda  os 5 sons específicos para se expressarem

1. O som ‘neh’  – estou com fome

É um som que ocorre imitando o ato reflexo de sugar o peito .  O som é feito com a ponta da língua . Veja se o seu bebê faz esse movimento com a língua para identificar melhor o som. Você reconhecerá o som pelo ‘n’ do choro. Outros sinais ou gestos que lhe dizem que está com fome é quando colocam o punho na boca, faz barulho com a boca ou vira a cabeça de um lado para o outro.

2. O som “owh”  – estou com sono

O som “owh” é dado pelo reflexo do bocejo. Você vai notar que a boca do seu bebê tem a forma oval. Gestos que indicam que está com sono, esfregam os olhos ou fazendo movimentos bruscos. Se arquear as costas e se contorcer, tenha certeza de que é  sono.

3. O som ‘eh’  – eu preciso arrotar

O som ‘eh’ é produzido porque o peito está contraído na tentativa de retirar o ar. Esse som, muitas vezes, se repetirá em uma série de vários ‘eh’ seguidos. Se seu bebê parar de comer e reclamar, ele precisa arrotar.

interpretar o choro do bebê

4. O som ‘eairh’  – tenho gás na barriga

O som ‘eairh’ ocorre no baixo-ventre; tente fazer isso. Se você perceber que seu bebê está tenso ou rígido, puxando as pernas em direção à barriga, franzindo o rosto ou chorando de modo inconsolável, tente deitar na barriga e massagear as costas. Leia aqui como ajudar amenizar esse incomodo.

5. O som ‘heh’  – estou desconfortável

O som é causado pelo desconforto da pele, isso significar que está quente, frio ou a fralda incomoda. Você reconhecerá o som pela expiração do ‘h’, como um suspiro. Verifique tudo para saber o que incomoda.

interpretar o choro do bebê

Para as mamães de primeira viagem, no começo, não é fácil interpretar o choro do bebê, mas se você observar os gritos e como o bebê se acalma em cada ocasião, você logo será um especialista para diferenciar os gritos de seu bebê.  Até porque nós mães nos formamos com a maternidade.

Espero que tenham gostado! Deixe seu comentário, como foi ou está sendo por ai, descobriu fácil esses sons?

Abraços, Mayara Figueredo!

Mayara Figueredo

Sou Mayara Figueredo, mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindas (os)!

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *