Toalha de banho infantil: 6 dicas de cuidados para manter a higiene deste item

Toalha
Toalha

Quando você já tem toalhas de banho, pode parecer um desperdício comprar outras. Mas os bebês e as crianças têm necessidades diferentes das nossas. Quando se trata de toalhas, a versão adulta tende a ser bastante áspera, o que não fica muito bem na pele sensível de um bebê. Por esse motivo é essencial que a criança ou o bebê tenha a sua toalha infantil.

Os bebês não precisam ser esfregados – eles precisam ser acariciados suavemente com uma toalha macia que não seja muito áspera em sua pele.

E no que diz respeito às toalhas, as destinadas aos adultos são muito maiores do que as necessidades das crianças. Além disso, os bebês costumam fazer xixi ou cocô enquanto estão embrulhados em uma toalha. Se você não quiser manchas potenciais em suas toalhas boas, considere a toalha infantil.

Por esse motivo, nesse artigo vamos te dar algumas dicas de cuidados com a toalha infantil e te mostrar como a higiene desse item pode afetar a saúde da criança.

Como cuidar de bebê de 0 a 12 meses: Veja o passo a passo completo!

Com que frequência você lava suas toalhas?

De acordo com uma pesquisa realizada pela sobre os hábitos gerais de higiene doméstica, 50% dos entrevistados afirmaram que mesmo usando a toalha muitas vezes, ainda achavam que ela estava servindo ao seu propósito, não importa quando foi lavada pela última vez.

A maioria das respostas revelou que todos os entrevistados usaram a toalha pelo menos 5 vezes antes de jogá-la na máquina de lavar e 14% afirmaram que usam a toalha mais de oito vezes antes de lavar.

Muito provavelmente, ao ter um bebe ou uma criança em casa, certas atividades, como lavar as toalhas, são feitas com mais frequência. Mas para alguns, lavá-las apenas uma vez por semana é algo que nem se deve falar.

A verdade é que, mesmo que seja uma toalha de bebê, criança pequena, crianças, adolescentes ou adultos, não importa sua idade, suas toalhas são criadouros de germes e micróbios.

O problema com toalhas e germes

Bactérias e germes geralmente hospedam muitos grupos nos ambientes úmidos e escuros que são as toalhas.

O ambiente poroso das toalhas faz com que elas se multipliquem. Curiosamente, as toalhas testam positivo para mofo e fungos, mesmo depois de não serem lavadas apenas por 1 ou 2 dias. 

De acordo com um microbiologista, se você secar o rosto com uma toalha de mão logo depois de dois dias, você provavelmente estará recebendo mais germes no rosto do que se enfiasse a cabeça no vaso sanitário e desse descarga.

Importância do cuidado com a toalha infantil

Toalha
Toalha

Agora que estabelecemos o precedente de quantos micróbios e germes vivem em suas toalhas, as toalhas das crianças não são a exceção. E mesmo que os seres humanos tenham sistema imunológico, é importante saber que o sistema imunológico das crianças não é tão forte quanto o dos adultos. Tomar medidas higiênicas é crucial.

Leveduras, bactérias, fungos e vírus permanecerão vivos e ativos em toalhas que não foram bem secas, bem lavadas e reutilizadas mais de 2 vezes. Se esta é uma prática que você tem atualmente, temos que dizer que pode trazer consequências negativas para a saúde a longo prazo.

Algumas das consequências devido à má higiene das toalhas de banho são o aparecimento de fungos nos pés, verrugas, eczemas e outras doenças de pele que podem se espalhar para outros membros da família. Toalhas sujas certamente também causam dermatite atópica.

Portanto, é seguro dizer que a higiene das toalhas não é uma parte menos importante da rotina de higiene doméstica.

Dependendo de quantos banhos seu bebê toma ao longo da semana, descubra quais medidas você precisa seguir para saber quantas vezes realmente deve lavar a toalha infantil.

Cama compartilhada: É seguro? Veja as recomendações!

6 Dicas de cuidados com a toalha infantil

  1. Tenha pelo menos 3 toalhas de bebê diferentes. Troque todas as vezes após o uso. A toalha deve ser substituída algumas vezes por semana.
  2. Se alguém estiver doente em casa, as toalhas devem ser lavadas com mais frequência.
  3. Se a umidade for alta em sua área ou em sua casa, isso resultará em uma multiplicação mais rápida de micróbios. Lave as toalhas com mais frequência.
  4. Devem ser tomadas medidas para todas as toalhas de rosto em sua casa. Lembre-se de que qualquer doença de pele, como eczema, ficará grudada na toalha que você está usando para o bebê. Esteja ciente da umidade, que multiplica os germes do eczema.
  5. A toalha do seu filho deve ser usada para ele. Evite compartilhar com outras crianças, bebês ou adultos.
  6. Uma boa maneira de matar os germes é pendurar a toalha molhada em uma barra de toalha, e não em um gancho. Além disso, tente pendurá-los sob a luz solar direta, o que também ajuda a desinfetar toalhas e roupas.

Se seguir essas dicas de cuidado com a toalha infantil, você pode evitar muitos problemas para saúde do seu filho!

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais