Conheça a novidade: sanduíche de sorvete!

Que os sorvetes podem dar origem a diversas receitas de sobremesa deliciosas, a gente já sabe. Mas você conhece o sanduíche de sorvete? Essa novidade está chegando ao Brasil e conquistando o paladar de muitas pessoas.

sanduíche de sorvete

Você já deve imaginar, porque o próprio nome indica, mas este doce é a junção de duas bolachas ou biscoitos recheados com uma camada de sorvete.

O sabor geralmente é de baunilha, mas pode variar de acordo com seu gosto.

Ou seja, é a união de duas gostosuras! Combinação que não poderia ser nada menos que um sucesso. Essa sobremesa rodou o mundo e, para a alegria de muitos, chegou ao nosso país para proporcionar mais uma forma de consumir sorvete.

Cookie de aveia com geleia de framboesa homemade

Se você não conhecia o sanduíche de sorvete, mas ficou curioso, fique atento (a) a este conteúdo. Vamos te explicar tudo o que precisa saber sobre o doce e no final, você vai conferir uma dica de como fazê-lo.

Sanduíche de sorvete: onde surgiu?

Você deve estar se perguntando: Quem teve a ideia de juntar sorvete com bolacha? Para responder essa dúvida, veja um pouco sobre a história dessa sobremesa.

Podemos adiantar que o criador do sanduíche de sorvete merece o nosso abraço e dos amantes de sorvete, porque essa gostosura tem tudo para se tornar a sobremesa queridinha de muitas pessoas.

De acordo com o livro Açúcar e Neve: a história da produção do sorvete, do autor Jeri Quinzo, a sobremesa foi criada em 1899. Isso quer dizer que é uma novidade para os brasileiros, porque em outros lugares esse doce já é bastante comum. 

Mas quem inventou essa gostosura? A ideia surgiu de um vendedor ambulante em Nova York. O mais curioso é que ele vendia os sanduíches de sorvete por 1 centavo de dólar.

É isso mesmo, a sobremesa era vendida por esse valor tão baixo. Nem dá para acreditar!

É claro que a invenção foi um sucesso, além de ser mais prático para consumir e transportar, o sanduíche de sorvete é mais difícil de derreter.

Outra curiosidade é que o calor das nossas mãos ajuda a suavizar a massa, fatores que tornam essa sobremesa tão querida.

Doce de Banana com suspiro: aprenda como fazer. Fácil e rápida!

Anos depois…

A sobremesa ainda é muito famosa nos Estados Unidos, onde foi criada, mas não para por aí. A sobremesa é bastante consumida em países latinos, onde é conhecida como “Alfajor de Helado”.

No Brasil, este doce ainda não é muito conhecido, mas aos poucos, vem ganhando o paladar de muitos por aqui.

Outros sabores foram criados – como chocolate, framboesa e até o napolitano, mas a baunilha ainda é o sabor mais pedido.

E aí, ficou com vontade? Temos certeza que depois de experimentá-lo, você agradecerá o vendedor ambulante que criou esse doce tão gostoso!

Receita de sanduíche de sorvete

O preparo dessa sobremesa pode variar muito. É possível fazê-la com bolachas, biscoitos caseiros, waffles, brownies e diversas outras massas. Ainda tem como fazer o sorvete de recheio em casa ou comprá-lo pronto do sabor que preferir.

Vamos te passar uma receita com a massa de biscoito de chocolate, mas como dissemos anteriormente, escolha o que mais gostar e adapte o modo de preparo.

Receita de sanduíche de sorvete

Para fazer essa massa de biscoito de chocolate você vai precisar de:

  • Meia xícara (chá) de farinha de trigo;
  • Meia xícara (chá) de chocolate em pó;
  • 2 ovos;
  • Meia colher (sopa) de fermento em pó;
  • Meia xícara (chá) de manteiga em temperatura ambiente;
  • 1 pitada de sal;
  • Meia xícara (chá) de açúcar;
  • Meia colher (sopa) de essência de baunilha.

Modo de preparo:

Em um recipiente misture a farinha de trigo, o chocolate, o fermento em pó e o sal, depois reserve.

Em uma batedeira bata a manteiga e o açúcar até formar uma mistura homogênea. Logo após isso, acrescente os ovos e a essência de baunilha e bata para incorporar.

Depois reduza a velocidade e adicione aos poucos a mistura de ingredientes secos, deixando bater até formar uma massa macia.

Unte duas assadeiras com manteiga, pegue porções da massa e coloque-as na assadeira, mas lembre-se de deixar espaço entre elas.

Achate-os levemente com as costas de uma colher e leve para assar em forno médio (180°C) por cerca de 10 minutos ou até que a massa fique com a superfície seca e firme sem ficar dura.

Comida rápida e fácil para o fim de semana: Galinhada!

Retire os discos de massa ainda quentes, espere esfriar um pouco e adicione o sorvete.

Como dissemos, o sorvete pode ser feito em casa, mas também dá para fazer com as opções prontas para deixar a receita mais prática. Atualmente, existem os sorvetes de corte, que já vêm no formato redondinho.

sanduíche de sorvete

Essa opção é prática e bastante gostosa, já que é só escolher o sabor, cortar as rodelas e colocá-las no meio das massas. Simples assim!

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Tons de cinza: veja como montar uma sala de estar cinza Como fazer uma decoração infantil simples de aniversário 4 Dicas de como iniciar seu filho no ciclismo