Se manter organizado é uma ótima maneira de poupar seu tempo em diversas atividades do seu dia a dia e até mesmo dinheiro. Todavia, a organização pessoal é uma tarefa que vai além de arrumar algo que estava bagunçado, se organizar pode te ajudar a descobrir que você tem mais tempo sobrando do que imaginava.
Imagina que incrível você querer uma coisa e saber exatamente onde ela está? Você poupou seu tempo procurando e não se estressou com a procura. Todavia, você simplesmente pensou, sabia onde estava, pegou e pronto. Parece uma coisa incrível não é mesmo? Mas para uma pessoa organizada é uma coisa comum.
Como ter uma rotina organizada e mais leve
Se você pudesse somar o tempo que perde procurando objetos comuns que você usa todo dia e mesmo assim continua largando por aí, a soma seria enorme e com certeza você levaria um grande susto com o resultado.
Os 4 Benefícios de uma vida organizada
Os benefícios da organização vão muito além de estar tudo “arrumadinho” na sua casa ou no seu trabalho, ou onde quer que seja, então veja a seguir os benefícios de ter uma organização pessoal em sua vida:
1. Economia
Essa lógica é simples, se você não perde não precisa comprar outro, sendo assim automaticamente você economiza. Portanto, saber o que você tem também ajuda a evitar comprar coisas desnecessárias, como, por exemplo, o carregador de celular. Contudo, se você sabe onde guardou, quando precisar dele não precisará comprar outro para carregar seu celular. Por isso, esse é um benefício da organização pessoal.
2. Concentração
Organização da casa: ideias e dicas baratas de como organizar a casa!
Se o foco do que você faz está direcionado para apenas uma atividade, seu você se torna mais produtivo. Isso também ocorre com o seu material de trabalho. Sendo assim, se tudo está organizado, você consegue fazer tudo em menos tempo que gastaria se houvesse distrações. Por isso, com o passar do tempo você irá notar uma grande melhoria na concentração das tarefas que realiza.
3. Redução de acidentes
Imagine a seguinte situação: você chegando do trabalho com sacolas nas mãos e de repente pisa em um tênis jogado no meio da casa. Certamente você vai escorregar. Esse é um grande problema da falta de organização pessoal e é um motivo para manter sua casa organizada.
4. Redução do estresse
Você já organizou algo que estava bagunçado e sentiu aquela sensação de alívio, de dever cumprido? Não existe coisa melhor que ver aquela bagunça de antes arrumada e a sensação de dever cumprido. Todavia, o incômodo causado pela sensação de não ter feito alguma coisa, que é a sensação, que sentimos ao ver algo desorganizado, é terrível para o nosso nível de estresse.
Por que devemos ter uma organização pessoal?
Após todos os benefícios listados acima fica mais do que claro o motivo pelo qual devemos ter uma organização pessoal em nossas vidas. Portanto, o planejamento das atividades ajuda você a conseguir cumpri-las com mais agilidade e em um menor tempo.
A organização que sugeri vai muito além de objetos, tarefas e lista de deveres. É sobre sua saúde mental alinhada com seu cotidiano, trazendo bem-estar e satisfação. Por isso, comece você também sua organização pessoal agora mesmo.