O que é Impetigo? Saiba quais são as causas e como tratar

Hoje venho falar para vocês sobre Impetigo, uma inflamação na pela das crianças.

Há três meses observando o corpo do Luiz Miguel, percebi algumas manchas e alguns machucados, perguntei o que era e disse ser picada de pernilongo. Passei a observar mais de perto e constatei um aumento considerável. Levei a dermatologista e foi constatado impetigo, até então não conhecia e fui procurar saber mais sobre o assunto e por conta de uma picada de inseto estou à três meses tentando o tratamento, porém pelo fato dele coçar, ele transmite a bactéria para outro local do corpo aumentando assim as lesões. Estamos fazendo o tratamento atópico (com pomada) e já tomamos antibiótico.

impetigo
Arquivo Pessoal: Perna do Luiz Miguel

Atualização do tratamento (ano 2020)

Após, iniciarmos o tratamento como descrevi acima, o resultado não foi satisfatório, então, em meio a tantas idas e vindas a dermatologistas e nada de resultados, resolvi leva-lo a uma infectologista, que foi a salvação. Foram feitos vários exames, para constatar quais bactérias ali estavam, e entramos com outras medicações mais fortes, como antibiótico na veia.

Precisei ser forte, pois o estado que ficou a perna é muito doloroso de ver. Como está na foto abaixo. Passei a fazer da seguinte maneira para que ele não coçasse: passava a pomada, cobria com a gases, e enrolava com a faixa. Assim evitada de coçar na madrugada e continuar ferindo. Passei um bom tempo neste tratamento. Mas graças a Deus obtive resultado satisfatório!

Estamos 1 ano em acompanhamento, e este mês tivemos novamente a volta, e já estamos fazendo novos exames para saber o porque, qual causa estas leões. Está sendo um acompanhamento minucioso. O próximo passa também será acompanhamento com a alergista, devido a rinite e sinusite, uma alergia que não larga também. E que também pode ser uma das causas das lesões.

impetigo
Arquivo pessoal: Perna Luiz Miguel 2020

Vou atualizando para vocês, pois recebi muitos feedbacks de pais que os filhos tem e não sabem o que fazer.

Aproveitando trago  7 perguntas sobre impetigo para esclarecermos melhor e tirarmos nossa dúvidas.

1. O que é impetigo?

O impetigo é uma doença cutânea secundária, infecção por várias bactérias, dentre as quais as mais freqüentes são duas: estafilococos e estreptococos.

2. Qual é geralmente a origem de um impetigo?

Origina-se de uma lesão anterior, como picada de inseto, ferida, etc. As bactérias que todos nós temos na pele podem aproveitar essa circunstância para aprofundar os tecidos e proceder à sua inflamação.

3. Como o impetigo se espalha?

Com efeito, o impetigo é contagioso. Quando uma criança sofre uma lesão causada por essa infecção e a manipula, ela pode transmiti-la para outras regiões de seu corpo por meio de suas próprias mãos.

E, claro, você também pode espalhar tocando outras crianças. É por isso que é tão importante conscientizar a criança para que ela possa lavar as mãos adequadamente .

Bronquiolite

4. Como sei se meu filho tem impetigo?

Inicialmente, a pele com impetigo mostra-se avermelhada e levemente inflamada, com aspecto de pápula, algo como uma espinha . Subsequentemente, as referidas pápulas tendem a ulcerar no seu centro; As úlceras acabam se enchendo de pus e acabam cobertas por crostas cor de mel.

Embora possam aparecer em qualquer área do corpo, o mais frequente é que as lesões estejam localizadas na face, braços e pernas.

5. Existem diferentes tipos de impetigo?

Do ponto de vista teórico, dois tipos de impetigo são reconhecidos: um não bolhoso, que é o mais freqüente, e outro bolhoso (é menos freqüente).

A diferença entre um e outro reside, como seu nome expressa, em que não aparece bolhas enquanto no outro sim. A variante bolhosa pode se assemelhar a uma queimadura.

6. Qual é o tratamento mais comum para esta infecção da pele?

Os médicos recomendam um tratamento estritamente tópico (aplicado diretamente na pele)  para lesões únicas.

Se o paciente manifesta desconforto geral, se tem alguma doença das defesas ou se tem múltiplas lesões, deve ser usado o tratamento antibiótico por via oral durante uma semana.

Síndrome Mão-Pé-Boca: Entenda o que é e como prevenir

7. O que acontece se o impetigo não for tratado?

O impetigo não tratado pode originar complicações locais, como por exemplo, a infecção pode progredir para o tecido celular subcutâneo. Mas também pode levar a complicações à distância, como inflamação do glomérulo renal ou disseminação da infecção pelo sangue (bacteremia).

Encontre mais dicas aqui!

E você, já conhecia ou conhece alguém que já teve? Deixe seu comentário!

Este post foi atualizado em 04/2021!

Posts Relacionados
10 Comentários
  1. Anônimo Disse:

    Minha filha hoje com 14 anos já teve aos 8 anos de idade Uma ferida horrível no rosto da testa para o nariz Parecia q estava corroendo o rosto Fiquei apavorada porque a ferida só crescia Levei ao dermatologista Foi feito tratamento com antibiótico em 7 dias estava praticamente sarada até q desapareceu tudo Graças a Deus

    1. Mayara Figueredo Disse:

      Oi boa tarde! Seja bem vindo (a). É por aqui demoramos mais graças a Deus também conseguimos!

  2. Nelson Disse:

    No da noite meu neto tem várias bolhas pelo corpo todo a Dermatologista não acertou o tratamento podem me ajudar obrigado

    1. Mayara Figueredo Disse:

      Oi senhor Nelson, seja bem vindo! Apos dois anos é que consegui resolver o problema do meu filho! levei ele na infectologista, precisou fazer uma serie de tratamento. Fica de olho no meu instagram que vou falar sobre isso https://www.instagram.com/amorematernidade/. Obrigada por seguir!

      1. Fer Disse:

        Meu dois filhos teve

        1. Mayara Figueredo Disse:

          Olá boa noite, tudo bem! Por aqui estamos de volta a saga! Novamente do mesmo jeito!

  3. Anônimo Disse:

    Acho que minha neta tem impetigo, leio tudo sobre alergias por bactérias e a foto do impetigo é a mais parecida com as lesões dela.

    1. Mayara Figueredo Disse:

      Olá seja bem vindo! Ainda estou tratando esse caso com meu filho. precisei levar numa infectologista, leve também.

  4. Albanita Moreira Disse:

    Tenho uma filha de 10 anos que está com essa bactéria no corpo oque faço já levei em vários médicos e nem um sabe me dizer oque é que ela tem já tomou varios antibióticos mais nada resolveu oque eu faço

    1. Mayara Figueredo Disse:

      Olá Albanita! Por aqui confesso que ainda não está 100% resolvido não. Você levou em um dermatologista? Aqui o uso de pomada atópica que esta resolvendo. Mas só não ficou 100% porque ele cossa e tira a casca quando está seco, ai nunca melhora!

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais