Educação financeira para crianças, quando começar?

educação financeira

O dinheiro é uma coisa que entra em nossas vidas desde antes mesmo do nosso nascimento. Mas qual a hora certa de ensinar educação financeira infantil

A educação financeira com certeza deve ser ensinada desde cedo. Ao longo da vida só trará benefícios na vida dos nossos pequenos que aprenderam desde cedo a ter consciência do dinheiro. De como ele vem e de como ele vai embora rápido se não souber usá-lo com consciência.

Mas esse parece um tema para adultos, não é mesmo? Então quando e como devemos abordar a educação financeira para crianças? Aqui nesta leitura você vai encontrar muitas dicas de como e quando abordar o assunto na vida do seu pequeno ou pequena da melhor maneira possível para que seja algo que a criança entenda.

Dicas para as mulheres se manterem no controle das finanças

Qual a idade para começar a educação financeira infantil?

Você pode ver a palavra educação financeira e pensar que é assunto para adulto. Mas a educação financeira infantil é um assunto que vem cada dia mais sendo procurado por pais como você que está aqui lendo este artigo e buscando mais informação sobre como e quando falar disso com a sua criança. Veja algumas dicas de acordo com a idade de cada criança sobre educação financeira:

Educação financeira entre 3 e 5 anos

O nível de entendimento deve ser levado muito em consideração. Por exemplo, sobre o valor das moedinhas que a criança tem guardadas: uma determinada quantidade ela pode comprar uma coisa e talvez não dê para comprar outra. 

Portanto, mostre os números das moedas, os tamanhos. Também é interessante mostrar as cédulas de papel e que cada uma tem um animal, uma cor diferente e um valor diferente. Isso pode ajudar bastante a criança a compreender a diferença entre os valores de cada moeda e cada cédula de papel.

O essencial é que a criança entenda que tudo que é comprado na casa e para ela é porque alguém trabalhou para receber o dinheiro para poder comprar aquilo. Muitas vezes nossos filhos veem os pais usando sempre o cartão para fazer compras e pensam ser simples só passar o cartão. 

Mas elas precisam saber que existe um pagamento depois disso e um trabalho que gera o dinheiro para esse pagamento. A criança não pode ter um pensamento que tudo é fácil como passar um cartão.

Educação financeira entre 6 e 11 anos

Nesta idade nossos filhos já possuem um pequeno entendimento sobre dinheiro e já estão em idade escolar, onde querem seus materiais dos personagens favoritos. Aí é uma boa oportunidade para ensinar a cuidar dos seus pertences e a esperar a hora de ganhar um novo. 

O autocontrole é uma das melhores maneiras de ter uma vida financeira boa futuramente. Pode parecer coisa pouca, mas você estará fazendo um bem muito grande na vida do seu filho. Você pode ouvir um pedido de presente fora de época, um presente um pouco mais caro que não será possível comprar no momento. Então aí você pode chamá-lo para uma conversa franca e clara sobre dinheiro. 

A educação financeira da criança depende dos pais dizerem não também, pois você precisa explicar que existem contas a serem pagas, mostrar as contas e que no momento não será possível comprar o presente. A criança precisa saber que você trabalha e tem despesas e que nem tudo pode ser feito na hora que queremos, mas isso não significa que não podemos fazer.

Como ensinar os filhos a gerenciarem seu dinheiro

Educação financeira entre 12 e 17 anos de idade

Essa é uma excelente idade para seu filho aprender a ter mais responsabilidade financeira, aprender a administrar a mesada dele e guardar para pequenas compras de objetos que ele deseja ter. Você pode ensiná-lo a abrir uma conta digital, por exemplo, que não possui taxa para ele poder guardar dinheiro. Ele precisa entender que ele não tem que gastar toda a mesada dele só porque no mês seguinte ele receberá uma nova. 

Ensine a poupar o dinheiro e faça-o merecer aquele dinheiro, não o dê de graça. Você pode também ensinar sobre cartão de crédito e como funcionam os juros e taxas, e sua forma de pagamento. Para usá-lo você precisa ter dinheiro para pagá-lo depois, se não vira uma bola de neve e ele irá acabar na lista dos inadimplentes e não terá mais crédito nenhum.

Essa é uma idade que como você veio amadurecendo a educação financeira desde pequeno ele já terá uma consciência maior do dinheiro e de que para ele chegar na sua mão, antes de tudo houve um trabalho em cima disso.  Por isso, a educação financeira para crianças é importante.

Dicas de introdução da educação financeira para crianças

Existem diversas maneiras de você introduzir a educação financeira para crianças de uma forma lúdica e que pode ser fácil para a assimilação do que é dinheiro e de como ele chega no seu bolso. Veja algumas dicas bem interessantes:

Exemplo

O exemplo do nosso comportamento como pais é a maneira mais natural de introduzir o dinheiro na vida das crianças, pois se você é um pai ou uma mãe que não tem controle financeiro e gasta demais, com certeza seu filho será assim também. O exemplo é tudo.

Jogos

Existem alguns jogos bem legais que você pode jogar com eles, como o Banco Imobiliário e o Jogo da Vida. São jogos que trabalham muito com dinheiro, aquisição e venda de imóveis, com caixa, além de serem super legais de jogar com a família. Esses jogos trabalham bastante com a parte financeira, em forma de brincadeira, só não pode deixar a criança ganhar de propósito, ela tem que merecer a vitória.

Fazer as contas

Uma forma bem legal do seu filho entender como funciona o planejamento financeiro da sua casa é deixar ele te ajudar a fazer as contas do mês e a lista de compras, por exemplo. Você pode pedir ajuda para somar a entrada de dinheiro e o total de contas a pagar no mês, se tiver uma planilha peça para ele preenchê-la para você. Faça a lista de compras, peça ajuda dele e mostre o quanto você pode gastar com o mercado. Todavia, você ainda pode pedir para ele ir somando e controlando o valor total da compra.

Encontrei mais informações aqui!

A educação financeira é muito importante, então coloque essas dicas em prática agora mesmo. Conte nos comentários como esse assunto é abordado aí na sua casa. 

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais