A importância da conscientização e aceitação do autismo

O mês de abril (2) marca o início do Mês Nacional de Conscientização do Autismo. Neste período, organizações e empresas visam divulgar e promover a aceitação do Transtorno do Espectro Autista (TEA) por meio de campanhas, compartilhamento de recursos e criação de eventos.

Conscientização do Autismo

Pais, cuidadores e profissionais que trabalham em estreita colaboração com indivíduos com autismo podem entender o significado da conscientização pública. Mas alguns podem perguntar “Por que é necessário que tenhamos consciência sobre o autismo? Por que dão tanta importância para este tema?”.
Você já ouviu falar no ditado: “Conhecimento é poder”? Aqui, espero compartilhar com vocês a importância e o significado da conscientização do autismo.

Autismo
Autismo


Perspectiva dos pais e cuidadores: esclarece mal-entendidos e estereótipos

Com muita frequência, é possível se deparar com o compartilhamento de notícias em canais de TV ou nas mídias sociais de pais que têm um filho com autismo experimentando mal-entendidos vindos do público em sociedade, seja nas escolas, estabelecimentos comerciais hospitais, transportes públicos, entre outros.

Em situações como essa é comum que a criança autista tenha um colapso sensorial em público e algumas pessoas acabam fazendo comentários como “Que criança horrível? Quem são os pais dele? Isso é falta de educação!”. Essas atitudes de julgamento e comentários decorrentes da ignorância podem perturbar profundamente os indivíduos com autismo e seus familiares.

Uma maior consciência trará uma melhor compreensão. Se o público lê ou vê algo sobre autismo, pode entender como essas observações são prejudiciais e preconceituosas.

Em uma situação na qual uma pessoa se depara com uma criança autista em momentos de crise, ao obter a consciência sobre a importância do tema, com certeza, entenderá que a razão pela qual a criança estava se comportando de tal maneira pode não ser devido à falta de disciplina ou ensino, mas devido a seus sentidos estarem sobrecarregados, agindo de forma diferente e até oferecendo ajuda à família.

A conscientização pública esclarece estereótipos e mal-entendidos e serve como uma forma de apoio emocional para pais e cuidadores.

Autismo
Autismo


Perspectiva de indivíduos com autismo: aumentar a triagem na primeira infância e a intervenção oportuna

A intervenção precoce é extremamente crucial para indivíduos com autismo. Pesquisas médicas mostram que a intervenção precoce pode melhorar o desenvolvimento holístico das crianças, diminuir comportamentos desafiadores, ajudá-las a adquirir habilidades sociais e de comunicação essenciais, levando a resultados positivos mais tarde na vida.

Quando a conscientização do público é forte, os indivíduos estarão mais bem informados sobre os sintomas, idade mais precoce do diagnóstico, intervenções ou terapias que serão úteis, etc.
Nota: isso não se aplica apenas ao autismo, é claro, mas também a outras condições de saúde ( como Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade, Atraso Global do Desenvolvimento, etc.).

Com acesso a informações confiáveis, isso aumenta a probabilidade de triagem na primeira infância, diagnóstico e apoio e intervenção oportunos . Dessa forma, os indivíduos com autismo poderão receber apoio o mais cedo possível, melhorando sua transição para a vida adulta e quando entrarem na sociedade.

Perspectiva do público sobre autismo: Maior aceitação

As pessoas em sociedade podem fazer sua parte para compartilhar e defender outras pessoas com autismo. Por exemplo, se um funcionário é capaz de influenciar seus colegas e eventualmente aconselhar seu chefe a contratar indivíduos com autismo, ele aumentaria suas chances de emprego.

Alguns podem argumentar que um único indivíduo pode não ser capaz de fazer muito sozinho. Isso também é verdade, mas há força nos números. Por exemplo, se uma organização é capaz de garantir o acesso público a informações confiáveis ​​sobre autismo e dar o exemplo contratando ou fornecendo serviços para eles, quem sabe se impacto ou influência isso pode ter em outras organizações?

Com maior conscientização pública sobre o autismo, pode ajudar não apenas os indivíduos com autismo, mas também facilitar a vida das famílias e dos cuidadores. Além disso, também enriquecemos nossa sociedade aceitando as diferenças que todos temos.

Vamos todos fazer a nossa parte para espalhar uma maior conscientização sobre autismo para esses indivíduos incríveis e, esperançosamente, influenciar outros a fazer uma mudança tão positiva também.

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais