fbpx

Como montar um cardápio de Natal: Guia Completo para tornar seu Natal inesquecível

O Natal está aqui! Se este ano é a sua vez de ser o anfitrião e reunir a família ou amigos em casa, já está a pensar no melhor menu para deixar todos de boca aberta.

Cardápio de Natal: 8 dicas de como montar
Cardápio de Natal: 8 dicas de como montar

O planejamento é a chave

Um dos aspectos mais importantes de qualquer evento é o planejamento. Tenha sempre em mente o número de convidados e se crianças vão comparecer, pois muitas vezes seus pratos serão um pouco diferentes dos nossos.

Com base nisso, pode decidir o melhor cardápio de Natal para que todos fiquem satisfeitos. Os pratos tradicionais são uma aposta segura e, se sabe que há hóspedes que não toleram determinados alimentos, adapte o menu com outros ingredientes. Se você fizer tudo isso com o tempo, será muito mais fácil.

Como escolher o cardápio de Natal?

Convém decidir primeiro o prato principal que vai ser a estrela da mesa e depois escolher os aperitivos e entradas. Os assados ​​são a melhor opção para alimentar muitas carnes tradicionais, como leitão, cordeiro, peru recheado ou frango caipira. Peixes como o robalo ou o pargo são outra ótima opção, mais leves e rápidos de preparar, ou pode-se ainda apostar em caldeiradas e de frutos do mar.

Se houver vegetarianos à mesa, não se esqueça de preparar algo para eles, como um bolo de legumes, uma empada de legumes ou algum prato de massa elegante, como canelone ou lasanha. São preparações que você pode deixar preparadas com antecedência para não perder tempo na cozinha.

Para os mais pequenos, é conveniente ter à mão alguns dos seus alimentos preferidos, como peixe empanado, san jacobos ou mini hambúrgueres caseiros.

É melhor não carregar muito com o excesso de petiscos, por isso aposte numa seleção de bons produtos como a mesa ibérica, canapés com opção de vegetais, salada e alguns frutos do mar.

Para o primeiro prato, aposte nos pratos clássicos de colher. Lembre-se que depois do jantar todos ficam esperando a bandeja de doces de Natal, para que a sobremesa não fique muito pesada.

Escolha preparações frias como mousses, pudim, pavê, bolo com sorvete, sorvetes ou geléias, melhor se forem à base de frutas.

Aproveite toda a ajuda que puder

Cardápio de Natal
Cardápio de Natal / Foto: Banco de imagem

O Natal é uma altura para desfrutar em companhia e não vale a pena salientar para preparar o menu perfeito. Comece na véspera ou pela manhã para se preparar com calma o máximo que puder e peça a colaboração da família.

As crianças também podem participar e adorarão ajudar a preparar o jantar com você. Durante a celebração, não rejeite a ajuda que alguns convidados lhe oferecem para servir e pôr a mesa trata-se de partilhar bons momentos com a família e os amigos e o primeiro é desfrutar.

Se você tem pouco tempo para cozinhar ou quer evitar o estresse de última hora, não hesite em apostar em pratos preparados e que você pode solicitar com antecedência, ou seja, comprar a ceia de natal.

Também poderá encontrar todo o tipo de receitas irresistíveis, tanto tradicionais como mais originais, que o inspirarão a desenhar o seu próprio menu e ter sucesso neste Natal.

Faça um menu fechado

Será a única forma de criar um orçamento realista. A pior coisa que você pode fazer é ir às compras de alimentos em etapas diferentes, pois perderá a conta do gasto total e ao somar a conta será exorbitante. Calcule a quantidade exata de comensais e os pratos que vai preparar, sem depois acrescentar caprichos ou ideias de última hora.

Compre com antecedência

A maioria dos produtos que servem para preparar um almoço ou jantar de Natal pode ser comprada com um ou dois meses de antecedência. Os preços sobem nas semanas de Natal e economizaremos muito se formos prospectivos.

Com exceção de alguns alimentos frescos que só podem ser comprados no último minuto (algumas frutas e vegetais), produtos como bebidas, latas, condimentos, doces e outras embalagens vão permitir uma grande economia na conta final.

Congelar para guardar

Marisco, carne e peixe podem ser facilmente congelados para cozinhar nas férias para evitar preços de última hora. Além disso, você pode economizar ainda mais se comprar produtos congelados diretamente com meses de antecedência. Por outro lado, também pode preparar alguns pratos, caldos ou acompanhamentos feitos com produtos frescos na hora e mantê-los congelados até à data. Nesse caso, você economizará tempo e dinheiro.

Os pratos justos

É preciso acabar com a ideia de que o cardápio de Natal deve ser exagerado na quantidade. Este tipo de comida deve ser especial tanto pela empresa como pelas receitas tradicionais e seus ingredientes. Cozinhe como se fosse uma refeição normal.

Melhor frango?

Cardápio de Natal
Cardápio de Natal / Foto: Banco de imagem

Se o lombo, o peixe ou o peru são especialmente caros nesta época, substitua-os por pássaros saborosos como o pato ou o frango, com os quais você certamente terá sucesso. O segredo está na receita que você usa e nas guarnições que a acompanham.

Brinde com cidra

Se não é um verdadeiro apreciador de vinhos espumantes e só os utiliza para o tradicional brinde de Natal, pode recorrer à cidra. Saboroso, leve e mais barato.

Divida as despesas

Se você realmente precisa economizar, pode guardar os tickets de compra e distribuir as despesas pelas famílias. É a melhor forma de cumprir o seu orçamento de Natal e conseguir preparar uma ceia de Natal barata e deliciosa.

Cardápio de Natal
Cardápio de Natal / Foto: Banco de imagem

Em resumo, a arte de montar um cardápio de Natal é mais do que uma simples tarefa culinária; é a criação de uma experiência gastronômica que reúne pessoas queridas em torno de sabores memoráveis. Ao planejar cuidadosamente cada prato, considerando os gostos e tradições familiares , você não apenas alimenta os corpos, mas também nutre as memórias que perdurarão por anos. Que este guia inspira você a embarcar em uma jornada culinária única, transformando suas celebrações de Natal em momentos verdadeiramente inesquecíveis. Feliz Natal e uma mesa repleta de alegria e alegria sabor!

Mayara Figueredo

Sou Mayara Figueredo, mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindas (os)!

Postagens Relacionadas

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *