Outubro Rosa: Tudo sobre a campanha mundial de combate ao câncer de mama!

outubro rosa

Mesmo com tantas campanhas que fortalecem a importância da prevenção do câncer de mama, este tipo de câncer é o que mais acomete as mulheres no Brasil. No mundo, o câncer de mama está entre os três tipos de câncer mais notificados. Essa é uma das razões para que o Outubro Rosa seja discutido fortemente em todo o mundo. 

A campanha possui quase 20 anos e é reforçada anualmente por órgãos de saúde, empresas e pessoas comuns que sabem da importância de levar informação e orientação sobre o assunto. Nesse contexto, vi a necessidade de trazer um conteúdo específico sobre o assunto explicando em maiores detalhes como funciona a campanha Outubro Rosa, como estão os dados do câncer de mama no Brasil e o que esperar da campanha Outubro Rosa 2020.

Sendo assim, veja a seguir tudo sobre essa campanha tão especial, como ela começou e os resultados que ela proporcionou desde que foi iniciada. 

5 cuidados com a visão das crianças e porquê começar agora

O que é Outubro Rosa?

Acredito que a maioria de vocês sabem que Outubro Rosa é uma campanha mundial de combate ao câncer de mama. Porém, o que poucas pessoas sabem é que esse tipo de câncer é difícil de ser tratado e quanto antes o diagnóstico for feito, maiores são as chances de cura. 

O câncer de mama se caracteriza como um tumor maligno que, na maioria das vezes, precisa ser retirado por completo para que a pessoa sobreviva. Considerando que a prevenção é a maior defesa contra esse tumor, também é importante parar para pensar que nem todas as mulheres possuem a mesma acessibilidade a serviços básicos de saúde. 

Por isso, existe uma mobilização mundial para que as mulheres tenham acesso a exames como a mamografia, para que recebam o diagnóstico precoce e possam tratar a doença conforme a necessidade. Além disso, a campanha tem a importância e função de conscientizar as mulheres de que qualquer anormalidade na mama é motivo para ir ao médico, para fazer exames e se cuidar. 

Quando começou a campanha Outubro Rosa no Brasil?

A campanha Outubro Rosa no Brasil começou em outubro de 2002. Há 18 anos, o Obelisco do Ibirapuera, na cidade de São Paulo, era iluminado por luzes na cor rosa para enaltecer a importância da prevenção do câncer de mama. Nos anos que se seguiram, a campanha foi ganhando cada vez mais adeptos e hoje em dia a proporção de pessoas discutindo sobre o assunto é imensa. 

Qual é o objetivo da campanha Outubro Rosa?

O principal objetivo da campanha Outubro Rosa é conscientizar e informar a população sobre os tipos de câncer mais comuns às mulheres, sendo o principal deles o câncer de mama e, agora mais recente, o câncer de colo do útero também. 

Além disso, a campanha tem como objetivo promover a acessibilidade aos serviços de saúde, promover o diagnóstico precoce e assim reduzir a taxa de mortalidade dessas doenças.

Síndrome de Burnout: o que é, quais sintomas e como tratar

Outubro Rosa e dados do câncer de mama no Brasil

O Instituto Nacional de Câncer (INCA) é o órgão responsável no Brasil por formular dados, diretrizes de prevenção e combate a todos os tipos de câncer. Neste ano, o instituto divulgou que em 2019 foi estimado o surgimento de 59.700 novos casos da doença. Já para 2020, a estimativa é de 66.280 casos. Sendo assim, a cada 100 mil mulheres no Brasil, 61,61 poderão ter câncer de mama neste ano.

Dentre as regiões do país, os dados apontam que o Sudeste, Sul e Centro-Oeste são as áreas de maior incidência da doença, seguido por Nordeste e Norte, que têm uma incidência abaixo de 45 mulheres a cada 100 mil. 

Além da prevenção do câncer de mama, como falei anteriormente, as campanhas mais recentes têm fortalecido a prevenção de outras doenças que acometem mulheres, como o câncer de colo de útero que é o tipo de câncer mais comum entre mulheres que moram na região Norte do país.

Os dados ainda apontam que a incidência do câncer de mama é maior em mulheres que possuem 40 anos ou mais. Nesta faixa etária, há uma ocorrência de menos de 10 mortes para cada 100 mil mulheres. Contudo, o risco de morte é 10 vezes maior para mulheres a partir de 60 anos. 

Como funciona a campanha Outubro Rosa?

Ao longo da campanha, órgãos de saúde, empresas e cidadãos ajudam como podem oferecendo informações, compartilhando orientações e auxiliando na conscientização. Simbolicamente, empresas fazem decoração do Outubro Rosa colocando lacinhos cor de rosa, faixas, luzes e outros elementos que possam trazer essa conscientização. 

Assim como os órgãos públicos, hospitais, prefeituras e outros espaços ganham uma decoração especial, cartazes e campanhas sobre esses dados tão importantes. 

O símbolo da campanha Outubro Rosa é um dos pioneiros nessa questão de ter um mês dedicado à prevenção de determinada doença. Ele é conhecido por um laço simples cor de rosa. Posteriormente surgiram outras campanhas de conscientização, como o Novembro Azul (conscientização do câncer de próstata, Setembro Amarelo (prevenção do suicídio), entre outras. 

Em todas essas campanhas, é utilizado um pequeno laço na cor que representa a campanha como símbolo. Veja a seguir os símbolos!

outubro rosa

Qual é o tema da campanha Outubro Rosa 2020?

Neste ano, o tema lançado pela Sociedade Brasileira de Mastologia é “quanto antes melhor” para conscientizar a população sobre a prevenção do câncer de mama e câncer de colo do útero. 

O objetivo deste e de todos os anos é fazer com que os números de novos casos sejam menores do que foi estimado até erradicar a doença. Contudo, esse é um processo longo que leva tempo, mas que pode ser encurtado com a ajuda de todos. Se você ainda não sabe o que fazer para auxiliar na campanha, comece compartilhando posts nas redes sociais sobre a campanha, compartilhando este conteúdo nas redes sociais e lembrando as mulheres que você conhece sobre a importância da prevenção.

Depressão pós parto: sintomas e tratamento

10 coisas que você precisa saber sobre o câncer de mama

A campanha Outubro Rosa traz diversas informações importantes sobre a prevenção deste, que é o tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil. Sendo assim, veja a seguir 10 coisas importantes sobre o câncer de mama.

1. Câncer de mama tem prevenção

Existem diversos estudos que apontam que uma alimentação balanceada combinada a hábitos saudáveis previnem esse e outros tipos de câncer. 

2. Existem vários tipos de câncer de mama

Para complicar ainda mais, o câncer de mama possui diversos tipos. Por isso, o tratamento é algo bastante individual.

3. A cura é maior com o diagnóstico precoce

Quanto antes melhor, como já diz a Sociedade Brasileira de Mastologia. O diagnóstico precoce aumenta as chances de cura.

4. O câncer de mama pode ser assintomático

Muitas mulheres relatam não sentir nenhum sintoma ou sinal da doença quando na fase inicial. 

5. A mamografia é indispensável

É possível realizar o autoexame como prevenção, mas ele não deve substituir a mamografia que é indispensável para o diagnóstico.

6. A mamografia é realizada anualmente em mulheres a partir de 40 anos

A Sociedade Brasileira de Mastologia orienta que mulheres a partir de 40 anos realizem a mamografia anualmente. 

7. Há fatores que aumentam o risco da doença

Os principais fatores são: ser mulher (há homens que também têm câncer de mama), ter mais de 50 anos, sedentarismo, obesidade, ter familiares de 1º, 2º ou 3º que tiveram a doença, não ter filhos, ter filhos após 30 anos, tabagismo, alcoolismo, menstruação precoce e menopausa tardia.

8. O tratamento da doença evoluiu muito

Dentre todos os tipos de câncer que existem, o câncer de mama foi o que teve maior evolução nos métodos de tratamento nos últimos anos.

9. Casos hereditários da doença são raros

Dentre os casos da doença, apenas 5% a 10% são hereditários.

10. Homens também podem desenvolver câncer de mama

Embora seja muito raro, há casos de homens com a doença. Os dados apontam que os homens são 1% da população com câncer de mama. 

Por fim, essas são as principais informações sobre o Outubro Rosa, prevenção do câncer de mama e de outras doenças comuns às mulheres, incluindo também o câncer de colo de útero. 

outubro rosa

Portanto, faça a sua parte compartilhando o post nas redes sociais e levando essas informações para outras mulheres. Juntas conseguiremos erradicar essa doença!

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais