O que é baby blues? Entenda o significado!

baby blues

Durante a gravidez a gestante tem que aprender a lidar com o turbilhão de hormônios causados pela gestação. Mas quando o bebê nasce, muitos desses hormônios caem drasticamente trazendo uma bagunça emocional para a mãe, como a melancolia e sensação de tristeza. Você provavelmente já deve ter se perguntado o que é baby blues, o desequilíbrio hormonal que afeta o emocional no puerpério. 

Todavia, essa é uma daquelas coisas que ninguém te conta quando você fica grávida. Sendo assim, saiba que o puerpério pode ser bastante difícil, solitário e até triste. Mas isso não significa que a mãe não está feliz com a chegada do bebê. Portanto, tudo isso é explicado pelas mudanças físicas e hormonais da mulher após o parto. 

O baby blues ainda é desconhecido por muitas mamães, mas saiba que a melancolia após o parto é algo normal. No entanto, você precisa saber que há uma grande diferença entre baby blues e depressão pós-parto. Então veja a seguir em detalhes essas diferenças e o que é baby blues em detalhes. 

Depressão pós-parto: sintomas e tratamento

O que é baby blues?

Baby blues é um período do puerpério em que o humor da mãe fica instável, variando entre felicidade e tristeza rapidamente. Todavia, também é comum que nesse período a mulher sinta angústia, isolamento, melancolia e culpa. Sendo assim, saiba que esses sentimentos podem aparecer após o parto por causa do desequilíbrio hormonal. 

Por isso, é normal sentir vontade de chorar depois do parto. É normal chorar no puerpério. É normal se sentir triste, mesmo quando o nascimento do bebê traz felicidade para todos à sua volta. Não é você, não se culpe! São seus hormônios que ainda estão em desequilíbrio. 

Uma pesquisa da American Pregnancy Association identificou que até 80% das mães já tiveram mudança de humor ou sentimento negativo após o parto. O baby blues é comum nos primeiros três dias após o parto e pode se estender até duas semanas após o nascimento do bebê. 

Entre os principais sintomas do baby blues estão: 

  • Ansiedade
  • Insônia
  • Insegurança
  • Impaciência
  • Vontade de chorar o tempo todo
  • Sensibilidade emocional elevada
  • Mudanças bruscas de humor
  • Comentários autodepreciativos

Puerpério: o que é e quais as alterações físicas após o parto

Baby blues é igual depressão pós-parto?

Embora os sintomas sejam parecidos, há uma grande diferença entre baby blues e depressão pós-parto. Enquanto que o baby blues é algo passageiro, que dura em média duas semanas após o parto, a depressão se estende por muito tempo se não for tratada corretamente. 

Quando a mãe se sente tão triste a ponto de não conseguir cuidar do bebê, não querer lidar com a nova rotina e de sentir desmotivada para interagir com o bebê, isso pode ser um sinal de que é depressão pós-parto. 

São muitas as causas para a depressão pós-parto, mas o principal fator ainda é o desequilíbrio hormonal. Junto a isso há a privação de sono, alimentação inadequada, isolamento, falta de apoio do parceiro, entre outros fatores que podem levar a depressão pós-parto. 

A principal diferença entre ambos os estados emocionais é que o baby blues é passageiro e não precisa de intervenção. Já a depressão pós-parto pode não passar, se não houver acompanhamento médico, e os sintomas são muito mais acentuados. Os sintomas da depressão pós-parto incluem:

  • Irritabilidade
  • Choro frequente
  • Sentimento de desesperança e desamparo
  • Diminuição da motivação e energia
  • Desinteresse sexual
  • Ansiedade
  • Transtornos alimentares e do sono
  • Sentimento de incapacidade de cuidar do bebê
  • Pouco ou nenhum contato com o bebê

Mãe de primeira viagem: 10 dicas essenciais sobre maternidade!

Como diferenciar baby blues de depressão pós-parto?

Os sintomas podem confundir, pois são muito parecidos. Sendo assim, o mais importante é observar se a melancolia sumirá dentro de algumas semanas ou se esses sentimentos se estendem por mais de um mês. Além disso, você precisa considerar se está evitando ficar ou cuidar do seu bebê, pois ficar longe do bebê é um dos sinais de que se trata de uma depressão pós-parto. 

Agora que você já sabe o que é baby blues, conte nos comentários se você já passou por isso ou se está passando neste momento. Vamos conversar!

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais