Como organizar ambientes pequenos: 15 dicas!

como organizar ambientes pequenos

Manter um ambiente organizado pode ser um desafio quando o espaço é pequeno. Por isso, quem mora em apartamento ou casa pequena sabe como é difícil lidar com a bagunça e manter tudo em ordem. Mas saiba que existem algumas dicas de como organizar ambientes pequenos que podem fazer a diferença no seu dia a dia. 

No entanto, é importante que você saiba que organizar ambientes pequenos requer ter poucas coisas. Todavia, a seguir você entenderá melhor sobre a importância de desapegar de algumas coisas. Então vamos às dicas de como organizar ambientes pequenos e otimizar ao máximo os espaços disponíveis. 

Faça você mesma decoração: 15 ideias fáceis e baratas para decorar!

Como organizar ambientes pequenos?

A primeira coisa que você precisa entender é que ter pouco espaço não é um problema. Portanto, o verdadeiro problema é ter coisas demais para guardar em pouco espaço

Sendo assim, todas as dicas que você verá a seguir só darão certo se você praticar o desapego. Ou seja, avaliar a importância de cada coisa e desentralhar aquelas coisas que você não usa ou que não servem para nada. 

Com o tempo acumulamos muitas coisas que, às vezes, tem algum significado para nós, ou simplesmente acreditamos que aquele objeto será útil em determinado momento. Contudo, só estamos acumulando coisas que não são úteis agora e que atrapalham a organização do ambiente. 

Por isso, se você quer se ver livre da bagunça no dia a dia e ter ambientes muito mais espaçosos, confortáveis e organizados, é fundamental livrar-se daquilo que não traz benefícios para você ou para o ambiente. 

Como organizar armário de cozinha: o guia definitivo para a organização!

1. Use prateleiras nas paredes e cantos

Uma forma de otimizar bastante espaço para guardar coisas e organizar os ambientes é incluir prateleiras nas paredes e também nos cantos. Sendo assim, dá para organizar as prateleiras com cestos, caixas organizadoras e incluir lindas decorações para deixar tudo mais arrumado e bonito. 

2. Use cama com baú para guardar coisas

No quarto, uma ótima ideia para quem tem pouco espaço é utilizar a cama com baú. Contudo, dentro do baú você pode guardar roupa de cama, cobertores, edredons e outras coisas que você não usa com frequência para não ter que ficar abrindo o baú toda hora. 

3. Tenha uma cabeceira multifuncional

Outra ideia bem legal de como organizar ambientes pequenos é ter uma cabeceira multifuncional. No entanto, mais do que decorativa, a sua cabeceira pode ser um baú, pode ter prateleiras ou até mesmo servir como mesa de cabeceira. Hoje em dia há inúmeras cabeceiras que possuem várias funções para otimizar espaço. 

4. Coloque prateleiras em lugares altos

Dependendo das suas necessidades, dá para incluir prateleiras em lugares altos para otimizar ao máximo o espaço disponível. Essa é uma ótima ideia para quando a parede já tem um móvel que ocupa espaço, mas ainda tem uma parte alta que pode servir de espaço para organização. Portanto, lembre-se de guardar apenas os itens que você não usa com frequência.

5. Guarde temperos na parte externa da geladeira

Quem diria que até a parte externa da geladeira poderia ser um local em potencial para organizar a sua cozinha pequena. Todavia, essa é uma ótima dica para guardar temperos. Sendo assim, basta colocar um imã ou comprar potinhos que já vem com imã para colocar na geladeira. 

Como organizar brinquedos: dicas, inspirações e muito mais!

6. Guarde os eletrodomésticos pequenos

Alguns eletrodomésticos são tão bonitos que eles acabam enfeitando toda a bancada da cozinha. No entanto, eles acabam ocupando muito espaço que poderia ser usado para manusear alimentos, por exemplo. Sendo assim, guarde os eletrodomésticos pequenos em armários e gavetas para otimizar espaço e melhorar a organização. 

7. Use armários suspensos

Essa dica vale para a cozinha, quarto e até mesmo sala. Os armários suspensos possuem a mesma finalidade que a prateleira, otimizar espaço e possibilitar armazenar coisas. Sendo assim, aposte nessa ideia para aproveitar melhor cada espaço da sua casa. 

8. Aposte nos espelhos para decorar a casa

Se a ideia é ampliar os ambientes, a melhor dica é incluir espelhos na decoração. Isso porque espelhos dão a impressão de que o ambiente é maior, o que deixará sua casa visualmente mais espaçosa. Sendo assim, coloque espelho na sala, na cozinha, no quarto, no corredor e onde mais você quiser. 

9. Use cores claras nas paredes

Assim como os espelhos possuem a capacidade de ampliar um ambiente, as cores claras também possuem essa função. Sendo assim, aposte nessas cores, principalmente no branco, para ampliar os ambientes da sua casa. 

10. Tenha peças ou móveis transparentes

Outra forma de ampliar o ambiente é ter peças decorativas ou móveis que são funcionais em vidro ou acrílico, pois a transparência desses itens ajudará na ampliação do ambiente. 

Como organizar sua vida: 10 hábitos de pessoas realmente organizadas

11. Use organizadores em todos os ambientes

Para organização não há nada melhor do que organizadores, seja em formato de cesta, caixa, divisórias, colmeias ou outro. Sendo assim, o importante é pensar na funcionalidade e em como dá para organizar o ambiente utilizando esses itens. 

12. Tenha móveis com nichos ou gavetas

Outra dica de como organizar ambientes pequenos e ter mais espaço para armazenamento é optando por móveis que possuem gavetas ou nichos. Por exemplo, cama com gavetas, guarda-roupa com nichos extras, divisórias de ambiente com nichos, entre outras ideias. 

13. Coloque um escorredor de louça sobre a pia

Para quem tem uma cozinha pequena e precisa otimizar o espaço da bancada da pia, uma ideia bem legal é usar escorredor de louça sobre a pia. Hoje em dia existem vários modelos legais que possibilitam otimizar a bancada da pia. 

14. Guarde brinquedos em caixas 

Quem tem filhos sabe o quanto é difícil manter os brinquedos organizados, principalmente se a casa ou apartamento é pequeno. Por isso, aposte nas caixas para auxiliar na organização ou ainda em baús e cestos organizadores. 

15. Faça móveis sob medida para os ambientes

A melhor forma de otimizar os espaços que você possui na sua casa é fazendo móveis sob medida. Os profissionais especializados em móveis planejados sabem muito bem como aproveitar os espaços disponíveis em cada ambiente. Por isso, essa é uma dica muito importante se você tem ambientes pequenos e quer mantê-los organizados facilmente. 

Essas foram as 15 dicas de como organizar ambientes pequenos. Lembrando que a organização de ambientes pequenos depende da otimização dos espaços e também da redução de objetos. Com todas essas dicas, sua casa ou apartamento ficará muito mais organizado e com pouco esforço!

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais