Carnaval em casa com as crianças: 4 Ideias para comemorar e cair na folia!

O Carnaval está quase aí e sabemos que todas as crianças estão em êxtase para finalmente experimentar a fantasia do seu personagem favorito. Como todas as comemorações do ano passado, o carnaval não pode ser comemorado da mesma forma que estamos acostumados. No entanto, isso não significa que tenha que ser chato, pelo contrário, é mais uma oportunidade para ser criativo e inovar com os pequenos!

Se você ainda não sabe como pode comemorar este ano e precisa de inspiração, leia as dicas que compartilhamos aqui no blog Amor e Maternidade. Além disso, explicaremos a história do carnaval e falaremos sobre por que é tão importante que os pequenos se fantasiem e entrem no clima.

Carnaval para crianças: fantasias, maquiagens e ideias!

De onde vem o carnaval?

fantasia crianças carnaval

Atualmente, as festas carnavalescas são celebradas em quase todo o mundo e são sinônimo de alegria, cores, música, dança e fantasias. Não se sabe de onde exatamente eles vêm, mas sabe-se que são festas que antecedem os tempos de Cristo e que estavam relacionadas de alguma forma com a agricultura.

À medida que se espalhava pelo mundo, a tradição carnavalesca foi se adaptando à cultura local de cada uma das cidades onde foi realizado. No entanto, todos os carnavais do mundo concordam que para a festa ser completa é preciso ter máscaras, carros alegóricos, desfiles, fantasias e danças típicas de cada região.

Além disso, o carnaval está relacionado à religião cristã, pois são as festas que acontecem antes do início da Quaresma. Como nessa época os cristãos jejuavam e eliminavam a carne da dieta, foi dado o nome de carnaval, que vem do “genovês carnevalare”, que significa retirar a carne.

Por que é importante que as crianças comemorem o carnaval?

Carnaval em casa com as crianças: 4 Ideias para comemorar e cair na folia!

Todos nós tivemos momentos quando éramos pequenos, onde queríamos passar todos os dias fantasiados e fingimos ser cada um de nossos personagens favoritos. É por isso que entendemos o quanto pode ser divertido para as crianças que atualmente fazem o mesmo. No entanto, vestir-se com fantasias não é algo que se faça apenas por diversão, na verdade, usar fantasias traz uma variedade de benefícios emocionais que ajudam as crianças a crescer e aprender. Mencionamos alguns deles:

Promove o jogo criativo ou simbólico: o jogo simbólico ajuda a explorar a criatividade na resolução de problemas e proporciona um local seguro onde podem “praticar” diferentes tipos de comportamentos baseados numa situação socialmente aceitável. Isso significa que, por meio da imitação, a criança aprende se reagir de uma determinada maneira é positivo ou negativo, dependendo do ambiente em que se encontra.

Aumenta as habilidades de comunicação: estar bem vestido geralmente exige que as pessoas ao seu redor participem para que o pequeno possa seguir seu papel da melhor maneira. É por isso que estar fantasiado estimula o desenvolvimento de habilidades para melhor compartilhar suas emoções, bem como a cooperação e o trabalho em equipe.

Aumenta as habilidades motoras finas: As fantasias costumam ser mais complicadas de tirar e vestir do que as roupas do dia a dia. O simples ato de vestir a fantasia já motiva os pequenos a colocar e tirar fechos, botões e zíperes. Claro que sabemos que é um trabalho extra para o pai ou para a mãe, mas isso motivará os menores a tentarem vestir-se e a gerir melhor as pequenas peças da sua roupa.

Ideias para comemorar o carnaval em casa com as crianças

Confira algumas ideias para comemorar o carnaval em casa com as crianças, de maneira criativa e divertida:

Faça um desfile de fantasias em família

Carnaval em casa com as crianças: 4 Ideias para comemorar e cair na folia!

Você pode fazer um desfile em família e votar nas fantasias mais engraçadas, originais, realistas e até mesmo as que mais causam terror. Você só precisa fazer um papel onde cada membro da família possa votar de 1 a 5, sendo 1 a classificação mais baixa e 5 a mais alta. A pessoa com o maior total de pontos ganha.

Por outro lado, você pode fazer um esforço no desfile como tal, a pessoa que faz mais show ganha mais pontos, por exemplo, quem anda mais engraçado ou quem faz uma dança criativa. Neste dia, vocês são todas supermodelos, então devem agir como uma!

O prêmio do vencedor pode ser decidido em família, mas pode ser desde comer a sobremesa favorita ou preparar a comida que o vencedor preferir. Definitivamente teríamos quem ganhasse menos pontos lavasse a louça. Não é uma ótima ideia?

Pratique uma coreografia em família

Carnaval em casa com as crianças: 4 Ideias para comemorar e cair na folia!

O que é mais divertido do que dançar ao ritmo da música? Você pode rir muito em família enquanto cria uma coreografia familiar. Na verdade, convidamos você a fazer uma ligação virtual com outros parentes para que você tenha uma competição de qual é a família que mais dança.

Você pode escolher a música carnavalesca ou a música que está na moda. Outra opção é escolher uma música que esteja relacionada a todas as suas fantasias. Existem mil maneiras de fazer isso! O que temos certeza é que você vai se divertir muito.

Competição de habilidades

Carnaval em casa com as crianças: 4 Ideias para comemorar e cair na folia!

Defina o tipo de habilidades pelas quais você deseja competir e crie um jogo para cada uma delas. Aqui lhe deixamos algumas ideias:

  • Traga algo que comece certa letra: É como o conhecido jogo Chega, mas com itens físicos. Uma pessoa da família ficará encarregada de escolher a letra e dará 1 minuto para que os membros tragam o maior número de objetos que comecem com aquela letra. Quem tiver mais coisas vence.
  • Faça um desenho com diferentes objetos no chão: convidamos você a expandir sua criatividade desenhando com coisas grandes. Um membro da família vai decidir o que tem que desenhar e, todos juntos, tem que fazer o desenho com os objetos entregues.

Para ganhar mais pontos, você pode usar itens relacionados ao desenho, por exemplo, se você tiver que desenhar uma maçã, poderá criá-la com utensílios de cozinha.

  • Decore máscaras

Finalmente, em vez de decorar máscaras de carnaval, você pode decorar máscaras que estão sendo utilizadas para prevenção da transmissão do COVID-19. Uma forma de fazer isso é com tintas e máscaras de algodão, há também a possibilidade de colar pedaços de feltro com as orelhas de seus animais favoritos ou fazer um tie dye.

Há uma variedade de tutoriais que você pode encontrar em sites como Pinterest ou YouTube. Então ouse procurar muita inspiração e trazer à tona seu lado criativo.

Fotografia e vídeos para crianças

Carnaval em casa com as crianças: 4 Ideias para comemorar e cair na folia!

Realize uma sessão de fotos e vídeos com as crianças, pedindo que façam diferentes poses e danças, inclusive, você pode filmar o desfile de fantasias e atividades realizadas nesse dia. Aqui é uma ótima ideia para que tenha como recordação uma ótima sessão de fotos e vídeos de Carnaval!

Temos certeza de que essas atividades vão lembrá-lo de como pode ser divertido comemorar o carnaval em casa. O fato de ser diferente dos anteriores não significa que não possa ser maravilhoso. Lembre-se de compartilhar conosco seus momentos em família!

Posts Relacionados
Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais