Como transformar um quarto infantil para um de adolescente
Uma das fases mais complexas, e talvez complicadas, da vida humana se dá na chamada adolescência, período que atravessa a passagem do ser criança para o ser adulto. E as mudanças não se resumem somente aos hormônios e ao corpo.
O adolescente tende a mudar a forma como ele vê o mundo a sua volta e, consequentemente, precisa de um lugar que lhe caiba, físico e emocionalmente. Os tons das cores pastéis dão lugar a cores vibrantes ou neutras nas paredes, os móveis são trocados e espaços como a mesa de estudo entram em cena.
Se você é mãe ou pai de um adolescente, saiba que existem diferentes formas de transformar o quarto do seu filho ou filha, de modo a adequá-lo à sua atual faixa etária. Só não se esqueça de priorizar o gosto do dono desse cômodo, respeitando a sua individualidade e personalidade.
De quarto de bebê a adolescente: o que mudar?
As mudanças no quarto de um filho devem respeitar, primeiramente, as necessidades básicas desse pequeno indivíduo de acordo com a sua faixa etária. Não dá para usar uma cama de solteiro quando se é apenas um bebê e tampouco usar um berço quando se é adolescente.
Nesse sentido, o primeiro aspecto da mudança é em relação aos móveis. É claro que isso vai depender também das escolhas feitas anteriormente. Por exemplo, se a troca pela cama de solteiro já havia sido feita, pode ser que seu filho consiga usá-la por mais tempo — o que não acontece se a cama for infantil.
As atividades que o adolescente faz em seu quarto também costumam ser diferentes de quando ele era criança. As pelúcias e bonecos podem dar lugar a videogames e TV, por exemplo, bem como o espaço de estudo deve estar adequado ao tamanho do adolescente.
Cama
Como já foi dito, a cama é um dos móveis que costuma ser mudado quando chega o período da adolescência. A escolha por uma cama de solteiro é a mais acertada, nesse sentido (exceto se o quarto já tenha esse móvel).
Outra possibilidade interessante, seja para quem tem mais de um filho ocupando o mesmo quarto ou para que o adolescente possa receber amigos para dormir, é adquirir uma bicama de solteiro.
Guarda-roupa
Ao contrário de um bebê ou de uma criança pequena, as roupas de um adolescente são maiores. Consequentemente, a demanda por espaço para armazená-las é também maior e, muitas vezes, uma única cômoda não é suficiente.
A melhor escolha, para tanto, é optar por um guarda-roupa. Modelos de solteiro, de modo geral, são suficientes para organizar todas as peças, incluindo roupa de cama e banho do jovem.
Espaço de estudos
Diferentemente da criança, o adolescente costuma ter maiores responsabilidades com a questão dos estudos — até porque o ingresso em cursos técnicos e de nível superior depende de mais foco e conhecimento. Logo, entra a necessidade de um espaço de estudos adequado.
A mesa e a cadeira devem ser posicionadas de modo que o jovem se sinta confortável, mesmo estando sentado por horas. Uma luminária deve fazer parte desse espaço, facilitando a visão mesmo quando estiver de noite. Lembre-se de deixar o ambiente sempre limpo e organizado, evitando possíveis distrações.
Decoração
Por último, mas não menos importante, deve-se rever a decoração do quarto, respeitando o gosto e as preferências do adolescente. No caso das cores, o uso de tons neutros e claros é preferível, mas pode-se usar uma parede ou um papel de parede com coloração mais forte e viva.
Troque elementos infantis, como bichos de pelúcia, por objetos decorativos que o adolescente goste, como quadros com frases ou com seus personagens favoritos. A aplicação de posters dos ídolos também deve ser liberada nessa fase e uma solução para isso é o uso de quadros imantados.
Conclusão
Com essas dicas, você conseguirá fazer uma mudança significativa no quarto do seu filho sem precisar gastar muito. Transformar o quarto infantil em um ambiente mais maduro e aconchegante para o adolescente é mais simples do que parece!
Com todas essas informações, fica mais fácil deixar o quarto do seu filho muito mais parecido com ele e adequado às suas necessidades.