Morfologia Corporal e a Maternidade

morfologia

Estava pensando em qual assunto escrever, e veio a minha mente: vou escrever sobre morfologia, é um assunto relevante, ainda mais depois que se tem filhos. Porém, quando me deparei com alguns textos e voltei a reflexão para mim, percebi o quanto esse assunto vem de encontro ao meu momento atual.

Para quem não sabe, sou mãe da Maria Luísa de 3 anos, tenho 34 anos e acredito estar vivenciando a fase mais difícil da minha vida em relação ao peso corporal. Eu sei, estamos falando sobre morfologia e não sobre peso, mas sabe de uma coisa, quanto mais conheço minha estrutura física, a exigência para entrar nos padrões diminui. E novamente abordamos o assunto já redigido aqui diversas vezes: autoconhecimento. Mas dessa vez iremos abordar o autoconhecimento na vertente corporal.

Nada como conhecer bem o nosso corpo para poder valorizá-lo. Mostrar o que temos de bonito é a questão. Conhecendo a nossa silhueta somos capazes de evitar alguns tipos de roupas e favorecer o nosso visual. Na Consultora de Imagem existe a etapa da Morfologia. Etapa essa que nos ajuda a orientar a cliente em relação a roupas que irão harmonizar a silhueta e, assim, valorizá-la e ocultar eventuais complexos. O objetivo principal é oferecer equilíbrio visual através da ilusão de ótica que a vestimenta pode oferecer. Analisamos a arquitetura óssea do corpo, que sinaliza seu formato global, além de suas particularidades, a fim de orientar a pessoa sobre a forma correta do seu corpo e obter equilíbrio. A análise do corpo é feita através da observação dos ombros, da cintura e dos quadris. E os 7 tipos de Morfologia Feminina são:

  •  em X
  • em 8
  • em triângulo (∆)
  • redondo (⃝)
  • triângulo invertido (V)
  • Retângulo
  • Oval (0)

morfologia

Através dessa análise corporal, podemos trabalhar também as particularidades da cliente: aquilo que ela quer valorizar, e o que deseja esconder. Pois se pudéssemos ter uma varinha mágica, certamente modificaríamos algumas coisinhas no nosso corpo né. Com o resultado da Morfolgia e a atenção para esses desejos particulares, conseguimos valorizar positivamente a imagem da pessoa.

Leia também:

Objetivo de Imagem, o que é?

A importância da Autoimagem

Aqui vão algumas informações sobre cada tipo de Morfologia

  •  X – É uma morfologia equilibrada: os ombros são retos, a cintura marcada, os quadris se alinham com os ombros. Essa silhueta é considerada ideal, feminina e equilibrada.
  •  Oito – Esta morfologia se aproxima a morfologia X, porém a 8 é mais carnuda. As formas são lindamente arredondadas, os seios e os quadris bem apresentados e a cintura muito marcada. Os ombros também são mais arredondados. Geralmente a cintura é fina e as formas carnudas, é a silhueta feminina por excelência.
  • Triangulo – A mulher que possui essa morfologia, em triangulo, possui os ombros mais estreitos que os quadris. Pode ou não ter a cintura marcada. Sua silhueta é feminina, a barriga é frequentemente reta e as nádegas generosas.
  • Redondo – A silhueta é totalmente redonda, sobretudo no nível da cintura, do ventre, das coxas, quadris e braços. O peito é generoso com grandes proporções.
  • Triangulo Invertido – Estrutura onde os ombros são mais largos que os quadris. Sua silhueta é atlética, que impõe presença, as pernas podem ser finas.
  • Retangular – É uma morfologia reta, os ombros são um pouco quadrados ou ligeiramente arredondados, e da mesma largura da cintura e do quadril. Sua silhueta é longilínea, os quadris e os ombros estão alinhados, a ossatura é fina, definida como a silhueta dos desfiles. Podendo também ser mais atlética com presença e belos ombros.
  • Oval – Os ombros e quadris são relativamente pequenos e a cintura é muito larga e a barriga muito presente. OS ombros são bastante estreitos em relação ao resto do corpo.

Observe o seu corpo, avaliem os que gostariam de disfarçar e aquilo que gosta em você, a fim de valorizar mais o que você tem de mais bonito!

Cópia de Pin (1)

No Instagram @nataliaduarte.imagem tem várias dicas que podem ajudar vocês no dia a dia. Segue lá!

Posts Relacionados
2 Comentários
  1. Luciana Andrade Disse:

    Excelente dia! É incrível conhecer o próprio corpo,.e saber usar o que favorece. Eu tenho corpo retángulo, e vejo que fico bem de ombro se fora, babados e frente única, valorizam meu biótipo. Estou certa?

    1. Natália Duarte Disse:

      Oi Luciana,
      Exato. O ideal é equilibrar o visual, já que a parte inferior do corpo é maior. O interessante é aumentar a parte superior. Os babados fazem bem esse papel. ❤️

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais