Constipação intestinal, o que é?

A constipação é um distúrbio caracterizado pela dificuldade ou incapacidade de evacuar que uma pessoa tem. Durante os primeiros meses de vida do bebê , tanto a coordenação entre os movimentos do seu intestino quanto o relaxamento do músculo do seu ânus, não é muito eficiente ou não amadureceu o suficiente.

Nestes casos, é normal que a criança fique aborrecida, chore com insistência, levante as pernas e fique vermelha para tentar empurrar as fezes. Estes são alguns dos sintomas da constipação em bebês.

Quando dizer que um bebê está com prisão de ventre?

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL: O QUE É, SINAIS E COMO ALIVIAR

Pode-se dizer que um bebê é constipado quando a criança fica nervosa e inquieta . Ela move as pernas incessantemente, fica vermelha por causa do esforço e não faz nada além de chorar, é claro. Os gases e cólicas são inevitáveis quando o bebê está neste estado.

A freqüência de evacuação diminui à medida que os bebês crescem. A partir dos 2 meses de idade, eles geralmente evacuam apenas uma ou duas vezes ao dia. Tudo depende do tipo de comida que recebem, bem como da sua própria natureza , se a criança tiver alergia , etc.

A constipação em bebê requer uma intervenção rápida dos pais e pediatra, para evitar que o problema se torne um incômodo crônica, ou tão complicado. Quanto mais tempo as fezes estiverem no cólon do bebê, mais secas e duras elas se tornarão, e sua eliminação será ainda mais difícil e dolorosa.

Constipação Intestinal: o que é, quais sinais e como aliviar

Sinais de constipação intestinal

  • Distensão abdominal:  Barriga do bebê parece rígida e inchada;
  • Mudança na aparência das fezes: fezes ressecadas ou na forma de pequenas bolinhas, podem ser um dos principais sintomas da constipação intestinal;
  • Inapetência: perda de apetite ou desejo de se alimentar.
  • Retenção de fezes: quando a criança reprime a vontade de fazer cocô;
  • Náuseas: também conhecida como enjoo, a náusea é uma sensação de desconforto, associada com a vontade de vomitar.
  • Vômitos: expulsão do conteúdo gástrico pela boca.

Leia também

Como melhorar o sono da criança autista

Tem bebê com cólica? Então vamos aliviar essa dor

O que fazer para aliviar a constipação do bebê

Quando as fezes do bebê se tornam escassas, primeiro descarte a possibilidade de que ele esteja amamentando bem; se o bebê não comer, não tem nada para evacuar.

Nos primeiros dias de vida , o bebê deve evacuar pelo menos três vezes ao dia, se não acontecer, deve ser porque está recebendo pouca comida. Se o bebé deixar de evacuar dentro de um ou dois dias, e quando o fizer novamente, as fezes ficarem secas, pode ter parado de evacuar devido à constipação. Neste caso, o pediatra deve ser informado.

Para aliviar a constipação, pode-se adicionar um pouco de água extra à fórmula da mamadeira. A água vai amolecer um pouco as fezes e evitar que seja retida no cólon. Se a constipação no bebê se tornar persistente , é aconselhável pedir orientação médica.

Um benefício para aliviar a constipação intestinal do bebê são as massagens. Elas estimulam e ajudam na evacuação. Flexione as pernas do bebê no abdômen , fazendo movimentos circulares; posicione a mão no nível do umbigo e massageie-o mais profundamente e horizontalmente, com a palma e a base dos dedos. Uma massagem nas costas do bebê, com movimentos de cima para baixo, também pode ajudar.

Constipação Intestinal: o que é, sinais e como aliviar

Além do leite especial, banho morno, massagens e água, um dos remédios mais usados ​​por muitos pais é o supositório de glicerina que é aplicado ao ânus do bebê.

De qualquer forma, é bom saber que a constipação pode parar de incomodar os bebês a partir do quarto mês de vida, quando, por determinação médica, iniciar-se a alimentação compotas.

Espero que tenham gostado! Deixe seu comentário, nos conte como foi sua experiência.

Abraços, Mayara Figueredo!

1 Comentários

Deixe seu comentário

Pin It
error: Content is protected !!