Constipação Intestinal: o que é, quais sinais e como aliviar

A constipação é um distúrbio caracterizado pela dificuldade ou incapacidade de evacuar que uma pessoa tem. Durante os primeiros meses de vida do bebê , tanto a coordenação entre os movimentos do seu intestino quanto o relaxamento do músculo do seu ânus, não é muito eficiente ou não amadureceu o suficiente.

Nestes casos, é normal que a criança fique aborrecida, chore com insistência, levante as pernas e fique vermelha para tentar empurrar as fezes. Estes são alguns dos sintomas da constipação em bebês.

Quando dizer que um bebê está com prisão de ventre?

CONSTIPAÇÃO INTESTINAL: O QUE É, SINAIS E COMO ALIVIAR

Pode-se dizer que um bebê é constipado quando a criança fica nervosa e inquieta . Ela move as pernas incessantemente, fica vermelha por causa do esforço e não faz nada além de chorar, é claro. Os gases e cólicas são inevitáveis quando o bebê está neste estado.

A freqüência de evacuação diminui à medida que os bebês crescem. A partir dos 2 meses de idade, eles geralmente evacuam apenas uma ou duas vezes ao dia. Tudo depende do tipo de comida que recebem, bem como da sua própria natureza , se a criança tiver alergia , etc.

A constipação em bebê requer uma intervenção rápida dos pais e pediatra, para evitar que o problema se torne um incômodo crônica, ou tão complicado. Quanto mais tempo as fezes estiverem no cólon do bebê, mais secas e duras elas se tornarão, e sua eliminação será ainda mais difícil e dolorosa.

Constipação Intestinal: o que é, quais sinais e como aliviar

Sinais de constipação intestinal

  • Distensão abdominal:  Barriga do bebê parece rígida e inchada;
  • Mudança na aparência das fezes: fezes ressecadas ou na forma de pequenas bolinhas, podem ser um dos principais sintomas da constipação intestinal;
  • Inapetência: perda de apetite ou desejo de se alimentar.
  • Retenção de fezes: quando a criança reprime a vontade de fazer cocô;
  • Náuseas: também conhecida como enjoo, a náusea é uma sensação de desconforto, associada com a vontade de vomitar.
  • Vômitos: expulsão do conteúdo gástrico pela boca.

Leia também

Como melhorar o sono da criança autista

Tem bebê com cólica? Então vamos aliviar essa dor

O que fazer para aliviar a constipação do bebê

Quando as fezes do bebê se tornam escassas, primeiro descarte a possibilidade de que ele esteja amamentando bem; se o bebê não comer, não tem nada para evacuar.

Nos primeiros dias de vida , o bebê deve evacuar pelo menos três vezes ao dia, se não acontecer, deve ser porque está recebendo pouca comida. Se o bebé deixar de evacuar dentro de um ou dois dias, e quando o fizer novamente, as fezes ficarem secas, pode ter parado de evacuar devido à constipação. Neste caso, o pediatra deve ser informado.

Para aliviar a constipação, pode-se adicionar um pouco de água extra à fórmula da mamadeira. A água vai amolecer um pouco as fezes e evitar que seja retida no cólon. Se a constipação no bebê se tornar persistente , é aconselhável pedir orientação médica.

Um benefício para aliviar a constipação intestinal do bebê são as massagens. Elas estimulam e ajudam na evacuação. Flexione as pernas do bebê no abdômen , fazendo movimentos circulares; posicione a mão no nível do umbigo e massageie-o mais profundamente e horizontalmente, com a palma e a base dos dedos. Uma massagem nas costas do bebê, com movimentos de cima para baixo, também pode ajudar.

Constipação Intestinal: o que é, sinais e como aliviar

Além do leite especial, banho morno, massagens e água, um dos remédios mais usados ​​por muitos pais é o supositório de glicerina que é aplicado ao ânus do bebê.

De qualquer forma, é bom saber que a constipação pode parar de incomodar os bebês a partir do quarto mês de vida, quando, por determinação médica, iniciar-se a alimentação compotas.

Espero que tenham gostado! Deixe seu comentário, nos conte como foi sua experiência.

Abraços, Mayara Figueredo!

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais