4 dicas de como iniciar seu filho no ciclismo

Como iniciar seu filho no ciclismo: Um dos esportes que mais cresce no Brasil também pode ser um momento de diversão para os pequenos

O ciclismo é um esporte cada vez mais popular no Brasil e os pequenos adoram. Para eles, muito além de um exercício, a bike é uma forma de diversão. Mas claro, a iniciação deve ser feita com muito cuidado e precaução. Então, pegue a bicicleta infantil dos seus filhos e vamos ensiná-los a pedalar.

Uma tradição de pai para filho

4 dicas de como iniciar seu filho no ciclismo
4 dicas de como iniciar seu filho no ciclismo

Muitos pais pedalam desde criança e têm boas memórias com a bike, como quando foram ensinados, a sensação de liberdade, o vento no rosto e até as primeiras quedas. Por isso, eles tentam fazer com que os filhos tenham as mesmas lembranças. Afinal, aprender a andar de bicicleta é um desafio que exige perseverança, incentivo e muita diversão.

Confira as quatro dicas que separamos para você iniciar seu filho ou filha no ciclismo:

Confira também: 5 Valores essenciais do esporte para as crianças

1.   Bicicleta do tamanho certo para iniciar seu filho no ciclismo

O primeiro passo é a escolha da bike. Muitos pais pensam em comprar uma bicicleta maior, para que dure mais, mas esse é um erro clássico. Os pequenos terão muito mais dificuldade de aprender em uma bike maior, além de causar dores e deixá-los mais suscetíveis a quedas.

Por isso, escolha o tamanho de acordo com a altura da criança e, se possível, leve-a para comprar com você, assim ela terá a experiência completa.

2.   Treine com supervisão

Sabemos que as primeiras pedaladas são as mais difíceis e as que causam mais quedas, por isso, nossa segunda dica é esteja por perto nas primeiras tentativas.

Procure um local aberto, com um amplo espaço e que não contenha obstáculos, inicialmente. A ideia é que a criança consiga dar as primeiras pedaladas ali, sem se preocupar em bater em algo ou alguém.

Após os primeiros metros feitos com equilíbrio, comece a criar situações em que a criança precisará se desafiar. Monte um mini circuito com obstáculos e opte por locais com pequenos desníveis, para treinar o equilíbrio.

Lembre-se de ensiná-la a usar os freios com segurança. Crie situações em que os pequenos tenham que utilizar os freios e se habituar com eles. Mostre-o como frear levemente, para evitar derrapagens e quedas. Tudo isso deve ser feito com supervisão e no tempo de cada criança, para que ela não se sinta pressionada ou fique nervosa.

3.   Sempre use o equipamento de segurança para iniciar seu filho no ciclismo

Iniciar no ciclismo envolve muitas quedas, ainda que estejamos observando as crianças. Por isso, o equipamento de segurança é indispensável. Dentre os itens básicos para evitar machucados e lesões estão o capacete, as joelheiras e cotoveleiras e luvas.

Também é importante usar um tênis adequado, para que haja um bom controle do pedal da bicicleta e meias compridas, para evitar arranhões. É importante que a criança vá no momento da compra do equipamento para que ele seja do tamanho certo, fique animada com as novidades e ainda mais motivada para começar a pedalar.

4.   Faça do ciclismo um momento divertido

A dica final é fazer com que seu filho no ciclismo se sinta animados e confortáveis com o momento. Deve ser uma hora divertida que, mesmo com os desafios, eles fiquem alegres e confiantes.

Por isso, não exponha a criança a mais esforços do que ela suporta, nem crie dificuldades elevadas. O ritmo de cada pequeno deve ser respeitado para que o desenvolvimento seja completo. Quando vamos além do limite, corremos o risco de desmotivar a criança e fazer com que ela desista do esporte.

Então, comemore cada conquista com eles, desde uma pedalada até o treino mais desenvolvido. Faça com que a criança se sinta confortável e confiante durante todo o processo. Afinal, para ela não é um esporte ou uma profissão, mas sim um momento de comunhão com os pais, de aprender coisas novas.

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Tons de cinza: veja como montar uma sala de estar cinza Como fazer uma decoração infantil simples de aniversário 4 Dicas de como iniciar seu filho no ciclismo