A baccharis triptera é culturalmente aceita como sendo natural da América do Sul, sendo utilizada, hoje, em todos os quatro cantos do planeta.
O que, mesmo esta é a tal baccharis triptera?
Se sua dúvida é sobre o que é carqueja, a resposta é que ela é o nome mais famoso da baccharis triptera, uma super e interessante erva. Em muitos locais, no Brasil, substancialmente, as pessoas secam as partes da planta que crescem acima do solo e as usam para fazer remédios.
Confira também em nosso site: Tudo o que precisa saber sobre diabete na gravidez
Baccharis trimera para que serve?
A baccharis triptera é usada para disfunções na digestão, tratar a dor, inchaço, retenção de água e intestino preguiçoso. Também é usado para prevenir úlceras, proteger o fígado, purificar o sangue e reduzir a febre. Outros usos incluem o tratamento de obesidade, por ser forte na atuação diurética.
Por este motivo, é comum se encontrar a carqueja juntamente com outras ervas nas infusões para chá seca tudo natural. E não para por aí, ela ajuda na dor no peito (angina), diabetes, doença renal, vermes intestinais, infecções virais e má circulação sanguínea. O desejo sexual também é aumentado pelo usufruto da carqueja.
Sua atuação diurética, além de auxiliar o emagrecimento, ao mesmo tempo também previne e combate gases (pode não ser o seu caso, mas muitas pessoas sofrem deste desconforto).
Mais alguns motivos interessantes para ingressar a Triptera Carqueja em seu chá da tarde é que ela ajuda na regulação da pressão arterial e possui ação anti-inflamatória, efeitos benéficos mais especialmente interessantes para pessoas cardiopatas ou com histórico de disfunções cardíacas familiares.
Como funciona a carqueja baccharis no inchaço e inflamações?
Algumas pessoas aplicam a carqueja diretamente na pele para tratar feridas.
Carqueja contém elementos naturais químicos que podem aliviar a inflamação (inchaço) e melhorar o fluxo sanguíneo.
Várias pesquisas apontam, associados à baccharis triptera, atuações nestas questões:
- Retenção de água;
- Proteção ao fígado;
- Melhoria da circulação;
- Feridas, quando aplicado na pele;
- Constipação;
- Dor;
- Indigestão;
- Vermes intestinais.
Mais evidências são necessárias para avaliar a eficácia precisa da carqueja para esses usos.
Baccharis triptera efeitos colaterais, eles existem?
Não há informação suficiente para saber se a carqueja de fato oferece riscos para os casos a seguir, contudo, é unanimidade das autoridades em saúde e especialistas que, se deva evitar ou suspender a utilização desta folha, para os seguintes casos:
- Alergia a ambrósia, margaridas e plantas relacionadas.
- Cirurgias (pode afetar os níveis de glicose no sangue).
- Gravidez e aleitamento.
- Diabetes.
Interações conhecidas da folha de carqueja com medicamentos
Medicamentos para diabetes (medicamentos antidiabéticos) e uso da carqueja: seja cauteloso com esta combinação. Converse com seu especialista médico.
A quantia de glicose no sangue tende a ser depreciada com a carqueja, e sabe-se que o açúcar já é abaixado pelos medicamentos com foco no controle da diabete.
Tomar carqueja junto com medicamentos para diabetes pode fazer com que o açúcar no sangue fique muito baixo. Monitore seu açúcar no sangue de perto. É possível que a posologia de sua medição precise ser mudada.
Carqueja emagrece em quantos dias? Como se deve usar?
A dose adequada de carqueja depende de vários fatores como idade do usuário, saúde e diversas outras condições. Neste momento não há informações científicas suficientes para determinar um intervalo adequado de doses para carqueja de acordo com tudo que estamos discutindo.
Há muitos relatos de mulheres apontando em quantos dias tiveram resultado com a carqueja para emagrecer. Em maioria, os relatos apontam de 14 a 28 dias de uso da erva em conjunto com outras, como abacateiro, funcho, hibisco, capim cidreira, e muito mais.
Contudo, é importante salientar que estes relatos não compõem comprovações científicas e você apenas deve tê-los como referenciais. O uso da carqueja para você pode apresentar outra consistência de resultados (mais rápidos, ou mais lentos, inclusive).
Existem variáveis que mudam, dependendo de onde você adquirir sua infusão contendo Carqueja – atente-se para o preço do chá, o peso total e as condições das ervas (para chá, quase sempre usa-se a carqueja desidratada); e tenha em mente que os produtos naturais (em maioria), recomendam dosagens de 2 a 4 colheres, para 700 a 1000ml de água, quando a folha é feita para chá.
Isso é comumente utilizado 2 a 4 vezes ao dia, seguramente.
Certifique-se de seguir as instruções relevantes nos rótulos dos produtos, caso sejam chás emagrecedores.
A nível de curiosidade, outros nomes desta planta são:
- Carquejilla,
- Cacalia-Amarga,
- Carquejinha,
- Baccharis gaudichaudiana,
- Caclia Doce,
- Bacanta,
- Baccharis milleflora,
- Baccharis myriocephala,
- Baccharis trimera,
- Chinchimani,
- Cacalia Amara,
- Baccharis trinervis,
- Baccharis crispa,
- Cacalia-Amargosa,
- Tiririca-De-Balaio,
- Cacliadoce,
- Carqueja-Amargosa,
- Baccharis genistelloides,
- Carqueja Amarga,
- Baccharis cylindrica,
- Carqueja-Do-Mato,
- Chirca Melosa,
- Condamina,
- Vassoura,
- Três-Espigas,
- Quinsu-Cucho,
- Cuchi-Cuchi.
Com todas estas informações, você deve ter descoberto que a carqueja emagrece sim, mas pode fazer muito mais pela sua luta mantenedora da boa saúde, como um todo. Desfrute e compartilhe esta informação.