Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e Termos e Condições. Ao continuar navegando, você concorda com estas condições.

Manchas do sol: como evitá-las e 4 opções de remoção

0

As manchas do sol são bastante comuns, principalmente entre pessoas de pele mais clara e que não utilizam nenhum tipo de filtro solar. Existem diversos tipos de manchas do sol, sendo que cada uma delas costuma indicar um problema diferente, que vai desde um simples melasma e pode chegar até o extravasamento sanguíneo. Com isso, é de grande importância tomar os cuidados para evitá-las, e, caso já estejam presentes, removê-las.

De toda sorte, existem diversos tipos de tratamentos capazes de remover as manchas do sol. A grande maioria desses tratamentos não utilizam nenhum tipo de procedimento invasivo, gerando apenas um pequeno desconforto entre as sessões. Cada problema irá demandar um tipo de tratamento. Com isso, temos que o ideal é evitar o aparecimento dessas manchas.

Nesse texto, iremos falar um pouco mais sobre as manchas do sol e como evitar o seu aparecimento, assim como as opções de tratamento disponíveis para removê-las. Sendo assim, para ficar por dentro dessas informações, continue acompanhando esse texto e tire todas as suas dúvidas.

Manchas do sol: o que são?

Manchas do sol: como evitá-las e opções de remoção
Manchas do sol: como evitá-las e opções de remoção

As manchas do sol surgem em decorrência da exposição prolongada à luz solar sem a utilização de nenhum tipo de filtro. Com isso, aos poucos começam a aparecer pequenas manchas, que se tornam maiores com o passar do tempo.

Isso acontece porque a pele sem protetor solar se torna sujeita a todos os efeitos causados pelos raios ultravioleta, que agridem a pele estimulando a produção de melanina, criando pequenas manchas ao redor do rosto da pessoa. Alguns fatores de risco costumam estar presentes nas pessoas com pele clara, cuja exposição solar prolongada sem utilizar protetor pode causar até mesmo câncer de pele.

Como evitar as manchas do sol?

Uma das melhores formas de evitar as manchas do sol é justamente a utilização de protetor solar sempre que for se expor aos raios ultravioleta. Isso porque esses raios são responsáveis por causar diversos tipos de manchas na pele das pessoas, principalmente aquelas cujo tom é mais claro. Sendo assim, ao utilizar protetor solar sempre que for sair, você evita o surgimento de melanose.

Além do mais, também é importante prestar atenção com os remédios que costuma ingerir. Isso porque alguns remédios apresentam o efeito colateral do surgimento de manchas na pele. Sendo assim, se você costuma passar protetor solar com frequência e mesmo assim ainda surgem manchas na sua pele, é interessante ler a bula do medicamento que está ingerindo.

Opções de remoção de manchas do sol

Manchas do sol: como evitá-las e opções de remoção
Manchas do sol: como evitá-las e opções de remoção

Se você está em busca de fazer a remoção de manchas do sol, saiba que atualmente, existem diversos tipos de tratamentos disponíveis. Esses tratamentos são extremamente eficazes para clarear as manchas ou removê-las totalmente. Abaixo, você confere as melhores opções disponíveis atualmente:

Microdermoabrasão

Esse tratamento funciona a partir de uma esfoliação da pele, não sendo necessário qualquer tipo de intervenção cirúrgica.  Dessa forma, é possível remover as células mortas e promover o rejuvenescimento da sua pele. Em outras palavras, podemos dizer que se trata de um dos tipos de peeling disponíveis. Com isso, você obtém excelentes resultados na remoção das manchas do sol.

Microagulhamento

Outro tratamento muito utilizado na remoção de manchas do sol é o microagulhamento. Ele utiliza pequenas perfurações na pele com microagulhas. Com isso, é possível reduzir os pigmentos presentes no rosto e reduzir as manchas presentes na região, que foram causadas pelo sol. O melhor disso tudo é que é possível associar esse tratamento a outras técnicas disponíveis para obter um resultado ainda mais eficaz e satisfatório.

Niacinamida

A niacinamida é uma substância largamente utilizada para tratar as manchas do sol presente no rosto, graças ao seu ativo que possui várias funções capazes de melhorar o aspecto da pele das pessoas. Essa substância produzida naturalmente pelo nosso corpo, no entanto, pode ser encontrada em diversos tipos de cremes disponíveis, sendo uma ótima opção para quem não quer recorrer a outros tipos de tratamentos mais complexos.

Tendo em vista que a niacinamida é derivada da vitamina b3, possui a capacidade de minimizar as manchas do sol e clarear a pele do rosto, por meio da regulação da transferência de melanina. Além do mais, essa substância também pode reduzir a hiperpigmentação presente na pele.

Black Peel

Nos dias atuais, esse tratamento é o mais procurado em todas as clínicas de estética do país e do mundo afora. Ele se tornou conhecido por ser bastante utilizado pelas estrelas de Hollywood. Além do mais, é uma das opções mais eficazes para remoção de manchas do sol presente na pele, assim como trazer um rejuvenescimento facial inacreditável.

O Black Peel é um tipo de peeling, que usa máscara negra de carvão para potencializar a ação do laser Q Switched ND Yag. Portanto, o tratamento é feito em conjunto, utilizando um laser e uma máscara de carvão. A partir disso, é possível obter resultados excelentes na remoção de manchas do sol.

Além do mais, o Black Peel também é utilizado para tratar irregularidades na pele, reduzir a oleosidade e as marcas de expressão, assim como acabar com os poros dilatados. Grande parte dos dermatologistas indicam esse método para remover alguns tipos de lesões, como esfélides, lentigos, melanoses, acrocórdons e xantelasma. 

Cabe destacar que esse tratamento pode ser feito em qualquer época do ano, tendo em vista que se trata de um método não invasivo. Além do mais, qualquer pessoa pode se submeter a ele, seja criança, gestantes ou até mesmo lactantes. Ao finalizar o tratamento, você já pode retornar imediatamente às suas atividades sem qualquer tipo de impedimento, uma vez que ele não causar nenhum tipo de irritação, inchaço, vermelhidão ou descamação na sua pele.

Conclusão

Agora que você já conhece os métodos para evitar o aparecimento de manchas do sol, assim como as técnicas disponíveis para removê-las, escolha a que melhor se adéqua ao seu caso ou procure um dermatologista para obter o direcionamento certo. Esperamos que tenha gostado deste artigo. Aproveite e compartilhe com quem precisa.

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.