Você provavelmente já ouviu falar em Inteligência Emocional (IE).
A Inteligência Emocional é amplamente reconhecida como uma habilidade valiosa que ajuda a melhorar a comunicação, o gerenciamento, a solução de problemas e os relacionamentos.
Resumidamente, a Inteligência Emocional é a capacidade de identificar e lidar com as emoções e sentimentos pessoais e de outros indivíduos.
Inteligência Emocional: descubra como ensinar seu filho
Para Daniel Goleman (jornalista, psicólogo, escritor e considerado o pai da IE), 80% do sucesso das pessoas está relacionado à inteligência emocional. Goleman então nos traz o que chamamos dos cinco pilares da Inteligência Emocional:
1. Conhecer as próprias emoções
Significa estar ciente de diferentes aspectos de si mesmo, incluindo suas emoções e sentimentos. Essa capacidade de monitorar seus próprios estados emocionais é um requisito básico para a inteligência emocional. Esteja sempre presente e Invista em autoconhecimento!
2. Controlar as Emoções
Esse termo não é para ser levado ao pé da letra. Não tem haver com controlar as emoções em si, mas sim com autorregulação. Estar ciente de suas emoções é um passo importante e você também precisa ser capaz de controlar as suas “respostas ao meio”, ou seja, no lugar de reagir impulsivamente, escolher como conduzir determinada situação para obter o melhor resultado. Pessoas emocionalmente inteligentes pensam antes de agir de acordo com seus sentimentos. Eles estão em sintonia com o que sentem, mas não permitem que suas emoções comandem suas vidas.
3. Automotivação
Quando desenvolvemos a nossa Inteligência Emocional, tendemos a estar mais motivados para atingir nossos objetivos. Queremos fazer as coisas porque as consideramos gratificantes e somos apaixonados pelo que fazemos. Quando a nossa motivação vem de dentro, estamos verdadeiramente conectados à nossa força interior, que se mantém ativa mesmo diante de adversidade.
4. Empatia
Mais do que apenas reconhecer como os outros estão se sentindo, a empatia envolve também como você “responde” a essas emoções. Você verdadeiramente se coloca no lugar do outro antes de tomar alguma atitude.
5. Relacionamento Interpessoal
Ao conseguir reconhecer as emoções de outras pessoas e responder de forma apropriada, nos tornamos mais capazes de construir relações positivas e saudáveis, podendo também ajudar aqueles que estão ao nosso redor.
Autocuidado: entenda a importância e cuide-se!
Se você considera que ser emocionalmente inteligente é importante, mas não sabe o que fazer para melhorar suas próprias habilidades sociais e emocionais, aqui estão algumas dicas:
- Preste atenção. Ouça verdadeiramente o que as pessoas estão tentando te dizer, e aqui é para você também prestar atenção à linguagem não-verbal. Quando você sentir que alguém está se sentindo de determinada maneira, considere os diferentes fatores que podem estar contribuindo para essa emoção.
- Entenda as emoções e se colocar no lugar da outra pessoa para entender verdadeiramente o ponto de vista dela. Pratique empatia com outras pessoas. Imagine como você se sentiria na situação delas. Esse tipo de exercício pode ajudá-lo a construir uma compreensão emocional de uma situação específica, bem como a desenvolver habilidades emocionais mais fortes a longo prazo.
- Reflita. A capacidade de raciocinar com as emoções é uma parte importante da inteligência emocional. Considere como suas próprias emoções influenciam suas decisões e comportamentos. Quando estiver pensando em como as outras pessoas reagem, avalie o papel que as emoções delas desempenham. Por que essa pessoa está se sentindo assim? Como suas emoções diferem das deles? Ao explorar essas questões, você pode descobrir que se torna mais fácil entender o papel que as emoções desempenham na maneira como as pessoas pensam e se comportam.
“Qualquer um pode ficar com raiva – isso é fácil. Mas ficar com raiva da pessoa certa, na medida certa, na hora certa, para o propósito certo e da maneira certa – isso não é fácil.”
(Aristóteles)
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