Tem dias em que não há jeito, acontecem situações que exigem ficar em casa com as crianças. Uma simples chuva já é motivo para cancelar um passeio, assim como imprevistos na agenda e horários de funcionamento dos locais. Porém, pode ser muito entediante para os pequenos não ter o que fazer, não é mesmo?
O ideal é buscar atividades para crianças que vão divertir-las, mas que também vão aprimorar habilidades, contribuindo para o aprendizado. Há alternativas para diferentes faixas etárias e gostos, que vão trabalhar capacidades cognitivas, motoras e sociais.
Para te ajudar, separamos as melhores atividades para crianças fazerem em casa e se entreterem com muita criatividade. E não se preocupe, há possibilidades bem práticas e fáceis de aplicar que vão surpreender os pequenos. Confira!
1. Colorir livros
Colorir é uma das atividades para crianças mais clássicas do mundo. Todo esse sucesso é pela sua ampla estimulação ao desenvolvimento de diversas habilidades importantes, como a coordenação motora, concentração, imaginação, criatividade, e muito mais.
E, o melhor, é que para cada idade existem atividades específicas que ajudam a estimular essas capacidades no tempo certo. Aposte nos melhores tipos de livros para colorir para seus filhos e incentive-os a se desenvolver e se divertir com muito mais diversão, inclusive com opções dos personagens preferidos do baixinho!
A importância da autoestima para a saúde dos adolescentes
2. Fazer dobraduras
Outra opção bem interessante é realizar diferentes dobraduras com as crianças. Há diversos tutoriais na internet para montar as mais legais dobraduras, como de animais, flores, barcos e muito outros.
É excelente para aprimorar habilidades, como coordenação motora, criatividade, concentração e imaginação. E ainda, dá para a criança brincar com as dobraduras prontas de diversas formas.
3. Contação de histórias
Que tal contar as melhores histórias para a criançada? Eles adoram ouvir, principalmente se contar de uma maneira divertida e criativa. Selecione alguns livros infantis de histórias interessantes para cativar os pequenos e passar o tempo com algo prazeroso. É uma alternativa que estimula as crianças a pegar gosto pela leitura.
4. Asse biscoitos
Chamar a garotada para a cozinha e preparar uma bandeja de biscoitos suculentos pode ser muito divertido. Encontre uma receita de biscoitos bem simples e coloquem a mão na massa. Vale estimular os sentidos do pequeno com cada ingrediente, sentindo o cheiro e textura, por exemplo.
Também pode-se utilizar forminhas em formatos divertidos para tornar os biscoitos em formatos mais legais. Só faça essa atividade com a supervisão de um adulto, pois a cozinha possui instrumentos que podem provocar acidentes.
5. Brinque de acampamento
Outra atividade para crianças que vai gerar muita diversão! A primeira coisa é montar uma barraca. Ela pode ser de lençóis apoiados em barbantes e grampos, ou ainda, de papelão. Adicione algumas almofadas para aumentar o conforto, umas luzes para iluminar e brinquedos para decorar.
Monte no cantinho da sala ou do quarto. Vocês vão se divertir e ainda podem brincar com o cenário de outras brincadeiras, como montar quebra-cabeças, contação de histórias, jogos de tabuleiro e muitos outros. A criatividade e imaginação são algumas das capacidades mais estimuladas nessa atividade.
6. Crie um livro de memórias
Pode ser de desenhos do seu filho, fotografias e até pequenas dobraduras. Encontre um livro de páginas em branco e solte a criatividade para colar essas memórias. Vale desenhar, fazer legendas com datas, colar adesivos e muito mais. Ajuda bastante no aprimoramento da coordenação motora também, além de ser uma bela recordação para o futuro.
7. Exibição de arte
Reúna os desenhos e artes favoritas do seu pequeno para montar um mural. Você pode escolher uma parede para colar as imagens, ou caso não queira danificar as paredes pegue um barbante e faça varais. Chame a criança e comece a pregar os desenhos, distribuindo no espaço pretendido. Chame os familiares para contemplarem as obras e continuar a incentivar o seu desenvolvimento.
Enquanto ocorre a exibição de arte, a criança, autora das obras, pode fazer alguns desenhos especiais para os convidados e assim se entreter durante a brincadeira.
8. Modele massinhas
Modelar massinhas é uma ótima atividade para realizar com os pequenos, pois estimula a coordenação motora e criatividade. Dá para amassar, esticar, misturar e montar o que quiser. Pode-se comprar já pronta em diversas cores ou fazer em casa.
9. Acerte o alvo
Dá para brincar de diversas formas com essa atividade. Pode ser em cima de uma mesa ou no chão, utilize tigelas, baldes ou placas desenhadas como alvo, e as bolinhas podem ser de plástico ou papel. É só ajustar os alvos a uma distância e brincar de tentar acertá-los com a bolinha. Trabalha bastante a orientação espacial e o cognitivo.
Educação Financeira: Como ensinar os filhos a gerenciarem seu dinheiro
10. Monte seu próprio quebra-cabeças
Em vez de comprar um pronto, por que não montar um do zero? Escolha um material para ser a base, pode ser papel, cartolina ou papelão. Peça para que a criança desenhe e colore essa superfície com a imagem que preferir, pode ser um animal, paisagem, flores, etc. Após recortar o material em pequenas partes, está pronto.
Agora é só a criança brincar de montá-lo. Estimula a coordenação motora, criatividade, raciocínio e muito mais. Além disso, é uma atividade que vai entreter por um bom tempo a criança.
Gostou de conferir as ideias de atividades para crianças realizar e casa? Aproveita para colocá-las em prática com seu filho e ajude ele a se desenvolver muito! Compartilhe com seus amigos, papais e mamães, para eles também saberem dessas opções!