Como viajar na pandemia: tudo o que você precisa saber!

como viajar na pandemia

Quer saber como viajar na pandemia? Saiba que a pandemia ainda é uma realidade. Enquanto não tivermos uma boa parte da população vacinada, essa realidade continuará entre nós. Por outro lado, as pessoas já retomaram seus trabalhos, rotinas e até mesmo alguns voltaram a viajar.

Mas, após muitos meses de confinamento, precisamos buscar formas de sair de casa para cuidar da saúde física e mental, buscando opções com o menor risco possível e o máximo de cuidado.  Então é isso que venho compartilhar com vocês. Tudo o que você precisa levar em consideração se decidir viajar nesse momento.

Como eu sempre gosto de deixar bem claro, não venho fazer nenhum juízo de valor sobre a decisão de cada pessoa entre viajar ou não. Isso deve ser avaliado por cada um, considerando suas condições de saúde e opinião pessoal.

Viagem com criança pós-pandemia: dicas de cuidados e orientações!

Mas se você decidiu por fazer uma viagem nesse momento, mesmo sabendo dos riscos que ainda existem, esse post será de suma importância para te ajudar a organizar sua viagem e deixá-la mais segura, dentro das possibilidades atuais.

Escolher uma viagem nacional ou internacional?

O risco nos deslocamentos é sempre escalonado. Ou seja, viagens longas são mais arriscadas na medida em que podem exigir mais paradas pela estrada ou uma longa permanência em aviões. Isso aumenta a probabilidade de você encontrar pela frente outro viajante que possa estar contaminado.

Nesse raciocínio, por mais cuidado que um hotel tome com os protocolos de segurança, hospedar-se em um resort amplia a chance de topar com um número maior de pessoas em áreas comuns. Isso em uma comparação com pousadas ou hotéis menores que também zelem pelos protocolos.

Mas vale a dica se for de avião ou ficar em um resort grande, redobre as atenções e faça uma higienização extra nos ambientes que irá ocupar.

Dependendo do estilo da viagem, uma viagem nacional apresenta-se como prioridade para viagens em 2021 para a maioria das famílias. Principalmente devido ao abre e fecha das fronteiras nos últimos meses, com o aumento de casos no mundo e a detecção das novas variantes do vírus.  

Um outro ponto é que você não precisa providenciar documentos extras para sua viagem. A menos que você esteja embarcando para Fernando de Noronha (que até o momento exige teste negativo para COVID19 feito no máximo 48 horas antes do embarque).

Check list de viagem: Vai viajar com criança? Confira o que levar.

Como escolho um destino “seguro” para viajar pelo Brasil?

Com uma viagem pelo Brasil, dê preferência para iniciar escolhendo um destino que lhe possibilite viajar de carro. Isso porque você evita o transtorno do aeroporto e eventuais voos lotados.

Mas caso escolha fazer viagens em avião, os especialistas recomendam a escolha de assentos na janela, que reduzem em cinco vezes os contatos com outras pessoas. Se não houver esta possibilidade, então a sugestão é sentar-se longe do banheiro, onde se formam filas.

A segunda dica não seria em relação ao destino escolhido, mas sim a época da viagem. Se puder, opte por viajar durante a semana, pois finais de semana, feriados e recessos são períodos com maior concentração de pessoas em todos os lugares.

Infelizmente, por conta dos meus trabalhos, minhas viagens só acontecem em alta temporada, mesmo assim é possível fazer boas escolhas, sempre fugindo de lugares óbvios.

A terceira dica, é que na hora de planejar uma viagem a escolha seja de um destino mais voltado ao ecoturismo, onde você poderá ficar em contato com a natureza, em locais amplos e abertos, respeitando o distanciamento social.

Como viajar na pandemia: Cautelas durante a viagem

Se lembre das regrinhas básicas: uso de álcool gel com frequência, lave as mãos sempre que possível, evite encostar em superfícies se não houver necessidade, não leve as mãos no rosto.

Além das regras básicas que aprendemos neste último ano, procure organizar sua mala de forma que roupas limpas e sujas não se misturem. Coloque as roupas sujas em um saco separado ou, organizadores, ou até já lave antes de colocá-las na mala novamente.

Durante a sua estadia fora, calcule a quantidade de lenços de higiene ou frascos de álcool em gel que precisará levar na bagagem. Os tais lencinhos são úteis para você espalhar o álcool em gel em superfícies, ou utilize desinfetante em aerossol.

Não se esqueça de levar a peça que não pode faltar em seu look de turista: a máscara, sendo necessário calcular uma boa quantidade, pensando que deverá trocá-la a cada duas ou três horas na melhor das hipóteses. E que, mesmo que consiga lavá-las no quarto onde se hospeda, elas precisão estar bem secas para serem usadas de novo. Máscaras úmidas são ineficientes. E se possível leve um termômetro, pra acompanhar.

Como viajar na pandemia: dicas extras para viagem de avião

Se for fazer uma viagem de avião, prefira o uso de máscaras descartáveis e até mesmo o uso de face shield e troque por uma nova quantas vezes for necessário. Leve lenços descartáveis e álcool gel para fazer a limpeza do seu assento, cinto de segurança e mesa de refeições.

Não circule descalço pela aeronave e se você tiver cabelo longo, prefira viajar com ele preso e chegando no seu destino, desinfete toda a sua bagagem com álcool. Limpe toda a parte externa das malas e mochilas.

Mãe de primeira viagem: 10 dicas essenciais sobre maternidade!

*Surgindo qualquer sintoma não ignore: faça o teste PCR assim que possível e mantenha o isolamento.

Você gosta das minhas dicas? Siga o entrefraldasemalas no Instagram, assim você poderá acompanhar dicas de viagens em família e ver as minhas viagens em tempo real.

Posts Relacionados
3 Comentários
  1. Ana Carolina Disse:

    Muito legal! Eu sou uma que optei depois de um tempo viajar … mas as vezes ficamos perdidos sem saber o que seria mais seguro. Foram ótimas as dicas..

    1. Mayara Figueredo Disse:

      Oi Ana Carolina, seja bem vinda!
      Viajar é muito bom ne! Tenho aprendido muito com ela. Corre no ig que tem muita dica bacana!

    2. Neide Disse:

      Que bom que gostou do post! Depois de muito tempo tem sido necessário encontrar uma forma de renovo mental, mas com toda segurança. Acompanhe que sempre teremos dicas para viver experiências incríveis com a família

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais