Como tirar a chupeta da criança de forma eficaz?

tirar a chupeta

A chupeta é um dos itens mais atrelados à infância. Usado principalmente para acalmar a criança, esse item rende muita discussão dividindo os pais entre os que abominam a chupeta e os que amam. Hoje não falaremos sobre os prós e contras desse objeto, mas sim como tirar a chupeta da criança, que é uma das coisas mais difíceis.

Está passando por essa situação? Não sabe mais o que fazer para tirar a chupeta do seu filho? Então aprenda neste artigo várias dicas de como fazer a criança abandonar a chupeta de forma eficaz e prática!

Por que é importante tirar a chupeta da criança?

Mesmo os adeptos à chupeta, há uma preocupação sobre o uso prolongado deste item. Existem estudos e há recomendações de órgãos da saúde como o Ministério da Saúde e a Sociedade Brasileira de Pediatria quanto o uso da chupeta.

Desenvolvimento do Bebê: saiba tudo sobre esta fase

Você já ouviu falar sobre a adolescência do bebê? Conhecida como Terrible Two

De acordo com os órgãos de saúde, o uso da chupeta pode prejudicar o aleitamento materno. Embora esse item acalme o bebê, ele pode acabar influenciando no desmame precoce, algo que é totalmente desaconselhado. É importante lembrar que o uso da chupeta e de mamadeiras está relacionado com o desmame precoce.

No entanto, após adaptação quanto à amamentação, a chupeta pode ser um item de grande conforto para o bebê, podendo até mesmo reduzir o risco de SMSI (Síndrome de Morte Súbita Infantil).

Mas com o passar do tempo, a chupeta pode ser um problema para a criança. Isso porque ela pode prejudicar o desenvolvimento da fala e da dentição. Sendo assim, é importante ter em mente que a criança terá que deixar a chupeta antes que ela comece a se tornar um problema.

Quando tirar a chupeta da criança?

Uma dúvida bastante comum sobre tirar a chupeta é o momento certo para fazer isso. Será que existe um momento certo para retirar o objeto? De acordo com especialistas, quanto antes melhor, pois será mais fácil e causará menos impactos no desenvolvimento da criança.

Alguns pais retiram o objeto entre os 5 e 6 meses de vida, enquanto outros preferem fazer a retirada lá pelos 3 ou 4 anos. Não há uma regra geral, mas é sabido que retirar precocemente é a melhor forma de evitar problemas na dentição ou de desenvolvimento da fala.

7 Benefícios da Música na Educação Infantil

Como tornar uma criança feliz? Confira aqui 4 passos

Os pediatras aconselham os pais a tirar a chupeta antes do 1º ano de vida da criança. Isso porque nesse período é mais fácil adaptar a criança e o objeto não terá causado problemas de desenvolvimento. De acordo com as recomendações médicas, durante esse período a criança ainda não possui o “apego” que é desenvolvido a partir da habilidade cognitiva.

Já no caso de crianças com mais de 18 meses, por exemplo, essa tarefa se torna mais difícil. A partir dos 12 meses a criança já começa a desenvolver o apego e isso dificulta ainda mais a retirar o objeto.

tirar a chupeta

Como tirar a chupeta?

No início pode parecer quase impossível deixar a criança sem a chupeta, mas acredite, com perseverança e muita paciência é possível retirar o hábito. Veja a seguir algumas dicas para colocar em prática!

1. Não seja radical

Algumas pessoas podem pensar que o ideal é retirar a chupeta de uma vez. Mas isso pode causar muitos problemas, como choro incessante, birra, dificuldades para se habituar e muito mais. Por isso, o mais recomendado é retirar o item aos poucos.

Por exemplo, diga para a criança que ela poderá usar a chupeta apenas para dormir. Após a criança adormecer é só retirar a chupeta. Isso diminuirá os impactos causados pelo objeto no desenvolvimento da criança, proporcionando ainda uma transição mais suave.

2. Tire o prendedor de chupeta

Para as crianças que utilizam prendedor de chupeta, dê adeus a esse objeto. Assim a criança não terá a chupeta sempre à mão.

3. Troque a chupeta por outro objeto

Você pode conversar com a criança sobre algo que ela gosta muito e realizar uma troca pela chupeta. O ideal é que você explique que a criança não poderá mais ter a chupeta, mas que receberá uma recompensa muito mais legal. As melhores premiações para esse caso são presentinhos simples, passeios, brincadeiras e momentos de muito alegria.

4. Converse com a criança

Para crianças maiores que já conseguem compreender certas coisas, o mais correto é conversar. Nesses casos, dá para combinar com a criança um dia antes de retirar a chupeta. Você deve informar a criança que no dia seguinte será o adeus à chupeta, assim vocês podem começar uma contagem regressiva.

5. Não responda se a criança falar com a chupeta na boca

Combine com a criança que você só conseguirá ouvi-la se ela estiver sem a chupeta na boca. Não tente compreender o que ela está dizendo, apenas diga que não pode responder, pois não consegue entender. Diga que a chupeta atrapalha a fala, por isso, a criança precisa retirar o objeto se quiser se comunicar.

6. Argumente sobre o crescimento da criança

Crianças amam se sentir mais velhas, e esse é um ótimo argumento para fazê-la deixar a chupeta. Diga que a criança já está crescida e que crianças mais velhas não usam mais a chupeta. Também é importante encorajar e incentivar os pequenos dizendo que eles conseguem ficar sem o objeto e simplesmente não precisam mais de chupeta.

Desenvolvimento afetivo no primeiro ano do bebê

Fases do desenvolvimento infantil: entenda cada uma delas!

7. Aproveite momentos oportunos

Às vezes a oportunidade aparece e você pode aproveitá-la para retirar a chupeta. Por exemplo, quando a criança pega um resfriado, perda de interesse da criança ou até mesmo quando a chupeta está muito velha. Dá para usar situações como essas a seu favor para retirar a chupeta da vida da criança.

Coloque todas essas dicas em prática e vá retirando a chupeta aos poucos. Não se sinta mal caso não dê certo no início. Lembre-se que a desconstrução de um hábito leva tempo, trata-se de um período de transição. Então ter paciência e perseverança é fundamental para ter sucesso nessa transição tão importante para a vida da criança.

tirar a chupeta

Meu Relato, sobre tirar a chupeta da Laura

Laura assim que iniciou na creche em 2019, já se começou o processo de dar a chupeta apenas para dormir. Então aproveitei para fazer o mesmo em casa, diminuindo assim o uso.

No final do ano aproveitei o Natal e conversei bastante, falando do Papai Noel, que traria o presente que ela pediu caso ela entregasse a chupeta, e ai ela aceitou, passou até ser amiga dele, pois morria de medo. kkkk

E na noite de Natal, fizemos todo o ritual, colocamos o sapatinho na janela e esperamos ele passar. Confira como foi:

Confesso, não foi nada fácil, três dias de choro, mais foi apenas três dias, e ai passou. Ela esqueceu! Precisamos muita calma e paciência no fim da certo!

Posts Relacionados

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.