Como organizar uma festa de Natal? 5 dicas!

como organizar a festa de natal

O Natal já está chegando, mas ainda dá tempo de planejar a comemoração essa que é uma das comemorações mais aguardadas do ano. Pensando nisso, elaborei este conteúdo com várias dicas de como organizar a festa de Natal

Calendário do advento: O que é o advento, modelos de calendário e como fazer!

Como organizar a festa de Natal?

Antes de irmos às dicas de planejamento para o Natal, é importante mencionar que a organização da festa ou ceia de Natal começa semanas antes do grande dia. A antecedência é fundamental para convidar todas as pessoas que amamos, para elaborar o cardápio, preparar a decoração e comprar tudo que será preciso para o Natal. 

Sendo assim, se você quer fazer diferente neste Natal, comece pelo planejamento de tudo que será feito nessa data tão aguardada. Nesse caso, veja a seguir as 5 dicas de como organizar festa de Natal.

1. Comece pela decoração de Natal

O primeiro passo para preparar uma festa ou ceia de Natal é a decoração. Aqui no Amor e Maternidade já falei sobre como decorar a casa para o Natal com várias dicas bem legais, baratinhas e que você pode fazer em casa. Sendo assim, vale muito a pena conferir esse conteúdo.

Basicamente, a decoração de Natal é voltada para a escala de cores vermelho, verde, dourado e prata, embora você possa inovar como preferir. Já os itens decorativos mais comuns são as bolinhas, enfeitos de papai noel, festão, laços, velas, pinheirinho e pinhas. Com poucas coisas é possível deixar sua casa linda e preparada para a festa. 

2. Faça a lista de convidados

Considerando que ainda estamos enfrentando uma pandemia, é fundamental que a lista de convidados seja reduzida. Neste ano, as festas de Natal e Ano Novo devem ter uma maior cautela, atenção e cuidado com a saúde de todos. Por isso, convide as pessoas mais próximas, que já estão em contato com a sua família. Assim você irá garantir a segurança de todos. 

Além de elaborar a lista, você também pode pensar nas formas criativas de convidar essas pessoas. Hoje em dia o mais comum é mandar uma mensagem no WhatsApp, Facebook ou outra rede social, convidando a pessoa para determinado evento. No entanto, que tal inovar e fazer algo mais especial? Um convite escrito à mão, por exemplo, pode se tornar um mimo e demonstrar todo seu carinho pelos convidados. 

3. Defina o cardápio do dia

Se tem uma coisa que deixa qualquer festa com aquele toque natalino é o cardápio especial de fim de ano. Sendo assim, capriche nesse planejamento. Sabendo a quantidade de pessoas que participarão da festa de Natal com sua família, será mais fácil definir quais serão os pratos e a quantidade. 

Caso você não goste de preparar as refeições ou não queira preparar o cardápio da ceia de Natal, saiba que você pode contratar esse serviço. Hoje em dia muitas empresas como buffett oferecem a ceia de Natal completa, com vários pratos “clássicos” do Natal como panetone, rabanada, arroz de forno, peru assado, pavê, bolo natalino, entre outros. 

Dica: se você tem algum convidado que possui alguma restrição alimentar, peça sugestões de pratos que você poderá fazer para agradá-lo. Afinal, esse é um momento inclusivo e que deve reunir a todos. 

4. Escolha as louças e toalhas para o dia

Essa etapa do planejamento também entra no quesito decoração, mas nesse caso é mais focado na mesa de Natal. Aqui no Amor e Maternidade também já falei sobre ideias de decoração para ceia de Natal. Lá você poderá conferir muitas ideias e dicas legais. 

Contudo, saiba que montar uma mesa linda e decorada não é tão difícil. Com alguns objetos você já poderá transformar a sua mesa de fim de ano. Um exemplo disso é o uso de velas, que deixa o ambiente mais aconchegante e dá aquele brilho do Natal. 

Em todo caso, para uma decoração linda e elegante, aposte em louças brancas ou em tons neutros como cinza, preto e nude. Já a toalha pode ser toda de renda branca ou apenas um caminho de mesa bem bonito. O ideal para uma mesa bem decorada é apostar em enfeites natalinos e velas como itens decorativos. 

Dicas e sugestões de presentes para o Dia das Mães

5. Faça a lista de presentes

Como bom anfitrião, é fundamental pensar nos presentes que serão entregues a seus convidados. Além dos presentes das crianças, é claro! Sendo assim, para não esquecer de ninguém e acertar na escolha dos presentes, pegue a lista de convidados e vá definindo um por um as opções de presente. 

Também já falei aqui no blog sobre opções de presentes criativos. Lá você encontrará dicas de vários presentes legais, baratinhos e que alegrarão seus convidados. Vale a pena conferir!

De qualquer forma, saiba que é bem fácil escolher presentes para seus convidados, basta considerar o que cada um gosta. Você pode presentear com caneca, porta retrato, jogos, panetone, caixa de chocolates, livro, havaianas, copo personalizado, mini copos, relógio de parede, kit de caipirinha, almofada, marmita com bolsa térmica, kit para vinho, porta tampinhas ou rolhas, case de celular, kit viagem, bullet journal, agenda, entre outros. 

São muitas ideias de presentes legais. Sendo assim, explore todas essas opções para surpreender quem você ama. 

Dicas extras de como organizar uma festa de Natal

Não há segredos sobre como organizar uma ceia de Natal ou festa para fim de ano. O importante é planejar o quanto antes para não esquecer de nada. Contudo, veja a seguir algumas dicas adicionais de como organizar festa de Natal. 

  1. Faça compras com antecedência: com o cardápio definido, caso você queira preparar os pratos, é fundamental fazer as compras de mercado com antecedência. Isso porque próximo ao Natal os mercados estarão lotados e com preços nas alturas. Sendo assim, garanta agora mesmo o que precisará para sua ceia e economize. 
  2. Prepare as comidas com antecedência: dias antes da festa você já poderá começar a preparar refeições que tenham maior durabilidade. Por exemplo, sorvete, bolo natalino, pavê, salada de frutas, preparativos para outros pratos, entre outros. 
  3. Peça confirmação dos convidados: mande o convite e peça para que eles confirmem dentro de determinado prazo. Isso evitará que você faça comida demais. Além disso, peça para o convidado informar se levará companhia, assim você não terá imprevistos. 

Essas são algumas das dicas de como organizar uma festa de Natal. Se você gostou das dicas, deixe seu comentário, é muito importante para mim. Aproveite também para compartilhar nas redes sociais. 

Comente nossa postagem!

Seu endereço de email não será publicado.

Tons de cinza: veja como montar uma sala de estar cinza Como fazer uma decoração infantil simples de aniversário 4 Dicas de como iniciar seu filho no ciclismo