A importância da leitura infantil no desenvolvimento da criança. Confira a dica de 5 livros incrivéis para leitura!

A importância da leitura infantil
A importância da leitura infantil

O hábito de ler para seus filhos, não ajuda apenas a acalmá-los e fazê-los dormir, uma vez que, possui vantagens que contribuem para o desenvolvimento dos pequenos, as quais são essenciais para um futuro bem sucedido. Deseja saber como? Saiba qual a importância da leitura infantil no desenvolvimento da criança.

Você sabia que as crianças se desenvolvem mais rapidamente durante os primeiros 5 anos de vida do que em qualquer outra época? E é por isso que esse período crucial é conhecido como ‘os anos da fundação’.

Se você cultivar certas habilidades durante os primeiros 5 anos, criará uma base sólida a partir da qual seu filho poderá construir pelo resto da vida. Pense nisso como uma vantagem inicial para o aprendizado.

Por falar em começar bem, a alfabetização é uma daquelas habilidades que os pais podem desenvolver nos primeiros anos. Por que alfabetização? Porque ler e escrever são os fundamentos da educação infantil, sem mencionar que surgem várias vezes todos os dias. Desde ler sinais de trânsito e escrever listas de compras até aprender um novo idioma, a alfabetização é uma habilidade vital para todos.

Leitura infantil: entenda a importância e dicas para colocar em prática!

Importância da leitura infantil no desenvolvimento da criança

Mas por que exatamente a leitura infantil é tão importante durante os primeiros anos de uma criança? Confira a seguir:

1. Leitura infantil: Ler ajuda no desenvolvimento do cérebro

Conexões vitais no cérebro são feitas muito cedo na vida e, quando estimuladas, formam a base de todo aprendizado futuro e habilidade intelectual. Para simplificar, ler para seus filhos em tenra idade estimula essas células cerebrais e, a cada vez, fortalece-as e elas formam conexões com ainda mais células cerebrais.

Estimular as células cerebrais de seus filhos por meio dessas experiências iniciais os ajudará a se tornarem melhores ouvintes, leitores e comunicadores, além de incutir um amor eterno pelo aprendizado.

2. A leitura infantil promove o amor pelo aprendizado que leva a notas mais altas

Falando sobre aquele amor ao longo da vida pela aprendizagem, é por isso que a leitura é importante em uma idade tão jovem. Quando as crianças aprendem a ler em tenra idade têm um conhecimento geral mais amplo, uma gama mais ampla de vocabulário, se tornam leitores mais fluentes e têm maior capacidade de atenção e melhor concentração.

 Além de habilidades orais e de alfabetização mais fortes, a proficiência em leitura também permite que as crianças entendam mais, aprendam mais e se tornem pesquisadores competentes. Como você pode imaginar, todas essas habilidades ajudam as crianças a ter um desempenho melhor na escola.

3. A leitura tem muitos benefícios psicológicos para crianças pequenas

A leitura precoce acende a criatividade, desperta a curiosidade e estimula a imaginação em crianças pequenas. Frequentemente, isso leva à encenação à medida que as crianças crescem, o que ajuda a desenvolver outras habilidades, como empatia, resolução de problemas e moralidade.

Embora esses benefícios sejam significativos para crianças pequenas, o maior benefício psicológico é como a leitura ajuda a aumentar a autoconfiança e a independência desde tenra idade. O simples ato de reservar um tempo do dia para ler para seu bebê ou sentar-se com ele ajuda a promover maior maturidade e disciplina.

Tudo isso é tão essencial quando se trata de seu filho aprender a ler na escola, pois às vezes a pressão psicológica pode ser muito grande.

4. Ler ajuda a aumentar a autoconfiança de uma criança

Como mencionamos acima, há pressão psicológica ao aprender a ler na escola. As crianças também têm consciência social, desde tenra idade, então imagine como deve ser difícil ver outras crianças aprendendo rapidamente enquanto elas estão lutando? Isso pode ter sérias implicações para sua autoimagem à medida que crescem e é por isso que a leitura é importante.

Se você ler com seus filhos desde cedo e os ajuda a aprender em seu próprio ritmo em um ambiente divertido, você pode fomentar o amor pela leitura e ajudá-los a se tornarem competentes e confiantes antes de ter que fazê-lo na frente de outras pessoas.

5. A leitura ajudará as crianças a se tornarem melhores escritores e comunicadores

Quando você pensa sobre por que a leitura é importante, você pode pensar nos benefícios óbvios, como expandir seu vocabulário e conhecimento, mas o que muitas pessoas não percebem é que, para crianças pequenas, ela desenvolve muitas outras habilidades também.

Quanto mais cedo a criança aprende a ler, mais oportunidades ela tem de encontrar a palavra escrita. Mais exposição leva a uma melhor ortografia, gramática, redação e comunicação oral.

Como distrair as crianças? Brincadeiras dentro de casa, dicas de leitura e muito mais!

Faça da leitura em conjunto uma parte da rotina diária com seu filho

Agora que você sabe por que a leitura é importante e todos os benefícios que ela oferece, comece a reservar um tempo para ler um pouco com seus filhos todos os dias. Logo você descobrirá que aninhar-se na cama lendo histórias é a sua parte favorita do dia e está fazendo muito bem aos seus filhos, pois terá um tempo dedicado não somente a brincadeiras, mas a fazer algo que contribuirá para o desenvolvimento do pequeno.

Recomendações de livros para leitura infantil

Abaixo mencionamos cinco livros para leitura infantil, os quais possuem histórias divertidas e que estimulam a curiosidade das crianças, contribuindo para o desenvolvimento de seu raciocínio e amor pela leitura.

1. O mistério do pássaro Azul – Autora: Elizabeth Carolina Mathias de Araújo

A história de uma doce e decidida criança que se junta a um amigo de verdade para desvendar o mistério de um pássaro azul, os quais juntos passam por desafios e situações que requerem muita amizade, respeito, amor, astúcia e inteligência.

2. O pequeno príncipe – Autor: Antônio Saint-Exupéry

Este livro é um clássico da leitura, tanto infantil quanto para jovens e adultos, uma história linda e com ensinamentos de valores essenciais. Uma história que transformou o mundo dos leitores para sempre, a qual faz sucesso há mais de 70 anos, desde que foi lançada. Uma leitura que ajuda a descobrir novos significados de acordo com palavras sábias, de uma forma poética e encantadora.

3. Gato preto, gata branca – Autor: Silvia Borando

Um gato preto que sai de casa durante o dia, uma gata branca que sai de casa durante a noite, ambos querem apresentar seu mundo um ao outro e compartilhar suas experiências, medos e felicidades.

4. Pedro Coelho – Autor: Ruth Marschalek

Uma adaptação da história clássica que fez sucesso na literatura infantil mundial e no cinema, a qual exerce influências positivas no psicológico e emocional das crianças, com lições de vida que contribuem para formação de valores comportamentais e mentais.

5. O mundo que Deus nos deu – Debby Anderson

Um grupo de amigos exploram quintais, cidades, praias, conhecem e se tornam amigos de animais, com a importante tarefa de cuidar da criação. No livro há dicas e ensinamentos divertidos para as crianças aproveitarem o passeio maravilhoso pelo planeta de acordo com a história do livro.

E se você quer conhecer mais sobre eles, acesse o site da mybest, clique aqui e confira mais algumas indicações.

Você tem sugestões de livros infantis? Que tal compartilhar suas experiências conosco nos comentários? Aproveite o conteúdo!

Posts Relacionados

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Presumiremos que você está ok com isso, mas você pode cancelar se desejar. Aceitar Leia Mais