Olá famílias, tudo bem!

Durante os nove meses de gestação, o corpo da mulher experimentará algumas mudanças importantes. O corpo passará por algumas transformações anatômicas, químicas e fisiológicas que favorecerão o crescimento do seu bebê . Uma dessas mudanças ocorre na barriga da futura mãe.

Como a barriga cresce durante a gravidez

A partir do segundo trimestre, o bebê começa a crescer mês a mês e isso será perceptível nas dimensões da barriga. É preciso adaptar as roupas, assim como os hábitos de caminhar, sentar, etc., ao novo volume de sua barriga.

O crescimento da barriga durante a gravidez, mês a mês

Primeiro mês de gravidez

Barriga no mês 1 da gravidez

Nenhuma mudança ocorre no abdômen da mulher grávida, o tamanho do útero se assemelha a uma bola de tênis. Embora você possa notar algumas mudanças físicas, como aumento de seios, digestão mais pesada ou queimação do estômago . O embrião tem a forma de um pequeno girino e é menor que um grão de arroz.

Segundo mês de gravidez

Barriga no mês 2 da gravidez

A gestante já pode perceber seu abdômen levemente arredondado e as roupas apertarem um pouco na cintura. O tamanho do útero será do tamanho de um cacho de uvas. O embrião tem cerca de 2,5 cm de comprimento. A placenta se desenvolve rapidamente.

Terceiro mês de gravidez

Barriga no mês 3 da gravidez

O útero é um pouco maior que um cacho de uvas e pode ser sentido acima do osso púbico. O embrião tem um comprimento de 6 a 7,5 cm. E pesa cerca de 40 gramas. É do tamanho de uma laranja. O batimento cardíaco pode ser ouvido com um ultra-som Doppler .

Você já pensou em fazer um curso para gestante? Clique aqui e confira essa oportunidade que irá te ajudar nesta caminhada!

Quarto mês de gravidez

Barriga no mês 4 da gravidez

A mulher poderá sentir o fundo uterino 4 cm abaixo do umbigo. O útero é do tamanho de um pequeno melão. O feto mede cerca de 12 ou 13 cm  e pesa 150 gramas. O corpo cresce mais rápido que a cabeça . Os órgãos sexuais já estão definidos e ele sabe como chupar o polegar. A placenta funciona em plena capacidade.

Quinto mês de gravidez

Barriga no mês 5 da gravidez

A gestante está no meio da gravidez e o fundo uterino atinge a linha do umbigo. A cintura se alarga e você percebe claramente a gravidez. O feto mede de 17 a 23 cm. e pesa quase 400 gramas, os músculos são fortalecidos, a rede nervosa se desenvolve e os ossos se endurecem. Os movimentos do bebê começam a ser percebidos pela mãe.

Sexto mês de gravidez

Barriga no mês 6 da gravidez

O útero já tem cerca de 4 cm acima do umbigo e tem o tamanho de uma bola de basquete. O feto mede mais de 30 cm e pesa cerca de 800 gramas, já é bastante ativo e tem maior coordenação de movimentos. De agora em diante, você pode abrir e fechar os olhos. E pode ter soluços e ser percebido pela mãe como pequenas batidas .

+Mudança no corpo durante a gravidez

+Puerpério: o que é e quais as alterações físicas após o parto

Sétimo mês de gravidez

Barriga no mês 7 da gravidez

O útero mede cerca de 11 cm acima do umbigo ou cerca de 30 cm do osso púbico. O bebê tem cerca de 40 cm e pesar cerca de 1.200 gramas. Produzirá um grande desenvolvimento cerebral. Os pulmões são os órgãos mais imaturos neste momento.

Oitavo mês de gravidez

Barriga no 8º mês de gestação

A altura uterina do púbis geralmente coincide com a idade gestacional , com 34 semanas, mede 34 cm. A mulher grávida é bastante desconfortável e tem dificuldade em fazer certos movimentos. O bebê mede entre 45 e 50 cm e pesa cerca de 2.500 gramas. Ele tem períodos de sono e menos espaço para se movimentar e os pulmões quase atingiram a maturidade.

Nono mês de gravidez

Barriga no 9º mês de gestação

O útero está agora sob as costelas. O fundo uterino tem cerca de 38 ou 40 cm do osso púbico. A pele do abdômen da gestante é esticada ao máximo e a gestante caminha desajeitadamente . O bebê se move com dificuldade e metade deste mês é considerado totalmente formado e desenvolvido para nascer. A placenta pesa cerca de 600 gramas.

Fonte: Guia do Bebê

a gravidez

Espero que tenham gostado. Caso tenha alguma dúvida sobre o tema ou sugestão, deixe seu comentário. Ou caso queira divida sua experiência comigo!

Autor

Sou Mayara Figueredo, tenho 34 anos. Mãe em tempo integral, esposa e administradora do lar!  Venha compartilhar seus momentos e experiências na maternidade comigo. Sejam bem vindos!

4 Comentários

  1. Leandro Figueredo Resposta

    Show de informação!!!
    Sinto saudades de falar com a Laura na sua barriga.

Deixe seu comentário

Pin It
Traduzir
error: Content is protected !!